Brasil

PF detalha tentativa de golpe de Estado e ligações com Ponta Grossa

bolsonaro-e-seu-ex-assessor-filipe-martins-preso-pela-pf Boca no Trombone bolsonaro-e-seu-ex-assessor-filipe-martins-preso-pela-pf-1722630722556_v2_450x450.jpg
Reprodução
Relatório da PF cita Ponta Grossa e Filipe Martins em plano golpista de Bolsonaro, rejeitado por militares. Caso segue para análise da PGR.

A cidade de Ponta Grossa foi mencionada em um relatório da Polícia Federal (PF), com 884 páginas, sobre a suposta tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito em 2022. O documento, tornado público nesta terça-feira (26) após o ministro Alexandre de Moraes retirar seu sigilo, inclui o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 36 lideranças.

A investigação destaca que o ex-presidente teria atuado diretamente nos atos planejados para a ruptura institucional, embora não tenha obtido apoio das Forças Armadas.

O relatório cita a cidade em relação a Filipe Garcia Martins, ex-assessor da Presidência, preso em Ponta Grossa durante a Operação Tempus Veritatis, em 8 de fevereiro de 2023. Filipe foi encontrado em um apartamento no Centro, que frequentava, mas afirmou não residir no município.

Segundo a PF, Filipe teria atuado para elaborar uma minuta golpista apresentada a Bolsonaro, aos comandantes militares e ao ministro da Defesa em dezembro de 2022. Durante buscas, passaportes do investigado não foram encontrados, sugerindo que ele evitava controle migratório.

De acordo com a PF, militares que rejeitaram a proposta de golpe foram cruciais para evitar sua execução. Os comandantes do Exército, Freire Gomes, e da Aeronáutica, Baptista Junior, recusaram apoiar a ruptura, resistindo às pressões de Bolsonaro e de outros aliados.

O documento aponta que a proposta golpista foi apresentada em reunião no Palácio da Alvorada, em 7 de dezembro de 2022, mas não avançou devido à oposição das lideranças militares.Próximos Passos

O relatório foi encaminhado à Procuradoria-Geral da República, que decidirá se apresentará denúncia contra Bolsonaro e os outros indiciados pelos crimes apurados.

Leia também: PF diz que Bolsonaro atuou de forma “direta e efetiva” para tentar golpe mas comando militar resistiu

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13)