No último dia 8/12, Piraí do Sul promoveu o I Seminário de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. O evento, que ocorreu na sala de reuniões da Cooperativa Agropecuária Castrolanda, foi organizado pela equipe do Grupo de Trabalho (GT) de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN/NGPR), contou com o apoio da gestão municipal e a participação de representantes dos poderes executivo, legislativo e de organizações da sociedade civil.
Na abertura do seminário, a assistente social, coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do comitê local do Programa Nossa Gente Paraná, Rita de Cássia de Mello Correa, enfatizou a importância do trabalho intersetorial desenvolvido pelo GT SSAN/NGPR, que “agrega técnicos de diferentes setores (assistência social, agricultura, educação e saúde), com o objetivo de fortalecer a rede socioassistencial, concretizar e otimizar a política pública de segurança alimentar e nutricional de forma soberana em nosso município, seja através do fortalecimento dos programas e projetos já existentes, seja pela implementação de novos projetos […] com o intuito de colaborar com a formação de uma estrutura de combate à desigualdade social e fome no município, em que todos possam se fortalecer individualmente, em suas famílias e na comunidade em que vivem”.
O evento prosseguiu com a primeira palestra, da chefe do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento, Marcia Cristina Stolarski. A nutricionista nos apresentou um panorama das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional no Paraná e alertou sobre a necessidade de mudança no sistema de produção de alimentos (redução do uso de agrotóxicos, conservação da saúde do solo e preservação do meio ambiente), e na ampliação dos investimentos para a garantia de uma alimentação saudável para todos. Na sequência, na palestra “SISAN e o direito humano à alimentação adequada”, o atual secretário executivo da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) do Governo do Paraná e dos Conselhos Setoriais da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Valdenir Batista Veloso Neto, discursou sobre a importância da adesão dos municípios ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) e da manutenção de uma conjuntura política que assegure o acesso à alimentação adequada. O terceiro palestrante convidado, o Prof. Celbo Antônio da Fonseca Rosas (Departamento de Geociências/UEPG), não pôde comparecer ao evento porque foi contaminado pelo vírus SARS-CoV-2.
Após as palestras, foi definida a composição da CAISAN municipal, constituída pelos secretários municipais e um técnico das pastas de assistência social, de educação, de saúde e de agricultura; e realizada a eleição do Conselho Municipal de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (COMSSEA) de Piraí do Sul.
Os conselheiros eleitos para compor o COMSSEA são:
Conselheiros governamentais:
Alexandre Rodrigues Lobo – Secretaria Municipal de Educação
Eva Aparecida Araújo de Mattos – Secretaria Municipal de Educação
Taisa de Lara – Secretaria Municipal de Saúde
Isalina Castanho Lara – Secretaria Municipal de Saúde
Mariana Farias – Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Promoção Social
Ana Lúcia de Oliveira Leal – Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Promoção Social
Luciano Solek – Secretaria Municipal de Agricultura
Luciana Costa – Secretaria Municipal de Agricultura
Conselheiros não-governamentais:
Bruna de Fátima Carneiro Martins – Organização dos Advogados do Brasil – Piraí do Sul
Kátia da Silva Rentz Solek – Sindicato Patronal Rural
Luiza Emanuely Ferraz de Oliveira – Associação de Proteção à Maternidade e Infância (APMI/CIM)
Zeneide de Oliveira – Associação de Proteção à Maternidade e Infância (APMI/CIM)
Sônia Aparecida Ferreira de Anhaia – Conselho da Comunidade
Samir Antônio Anaissi – Associação de Pastores e Ministros Evangélicos de Piraí do Sul (AMEPS)
Zagonei Fernandes – Produtor rural
Andréia Aparecida de Oliveira Ramos – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) O GT SSAN/NGPR encaminhará os nomes dos conselheiros eleitos para publicação no Diário Oficial do município; elaborará, em breve, um relatório sobre o evento, e planejará as próximas ações para o início do ano que vem, quando está prevista a segunda edição do seminário com a participação de pesquisadores de duas universidades públicas paranaenses.