Na tarde desta segunda-feira (11), uma residência localizada no Núcleo 31 de Março, em Ponta Grossa, foi isolada pela Polícia Militar (PMPR) devido ao risco de explosão de uma granada, tipo M1 do Exército Brasileiro, encontrada no local. O artefato foi achado por uma moradora da casa, situada na Rua Aventurina, enquanto ela limpava o terreno. De imediato, a Polícia Militar foi acionada para garantir a segurança da área e realizar o atendimento inicial.
A PMPR isolou a região e acionou o BOPE, equipe especializada no manejo de explosivos, que rapidamente foi ao local para realizar o desmonte e retirada do artefato. Em entrevista, o Tenente Paulo Ramos, oficial de serviço do 1º Batalhão da PM, explicou que, embora a granada mantivesse sua carga de projeção ativa, sua capacidade de detonação estava desativada, o que facilitou a ação da equipe.
“Ao chegar ao local, identificamos a granada M1 e acionamos o BOPE para manejo especializado. Após análise, verificou-se que, embora com carga de projeção ativa, o artefato estava sem carga de detonação interna, permitindo o recolhimento e a finalização segura da ocorrência”, relatou o Tenente Ramos.
O Corpo de Bombeiros também prestou apoio durante o isolamento e segurança da área até que o BOPE finalizasse o trabalho. Após a ação das equipes, o ambiente foi liberado, e os moradores puderam retornar a suas residências com segurança. A ocorrência está agora sob investigação para apurar a origem da granada e demais circunstâncias envolvidas.
Imagens do Local
Leia também: Residência em Ponta Grossa é isolada por ameaça de bomba