O Laboratório de Aprendizagem Criativa (LAC), programa de inovação e alfabetização científica da Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa, recebeu, nesta terça (31), o Prêmio Gestor Público do Paraná como o melhor projeto de Educação do Estado. A honraria foi concedida pelo Sindicato dos Auditores Fiscais do Estado do Paraná, o Sindafep.
A revelação dos premiados ocorreu durante a Sessão Solene de premiação do XI Prêmio Gestor Público, promovido pelos organizadores, na Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba.
Criado pela Prefeitura de Ponta Grossa e realizado pela Secretaria Municipal de Educação, o LAC obteve o reconhecimento pela metodologia inovadora e pelos resultados de aprendizagem demonstrados pelos alunos e professores participantes.
No seu primeiro ano de implementação, 15 escolas municipais já contam com a estrutura, que oferece um espaço diferenciado com robótica educacional, computadores pessoais, arduínos e outros componentes eletrônicos para o aprendizado dos alunos de até 10 anos.
A prefeita Elizabeth Schmidt recebeu uma das estatuetas da premiação, que reconhece os projetos de qualidade realizados pelos municípios paranaenses. “Este é um reconhecimento e uma homenagem a todas as professoras e alunos desta primeira etapa do LAC, que serão 50 no próximo ano. Vocês plantaram essa semente que irá gerar muitos e valiosos frutos para a nossa Educação, que está agora em primeiro lugar”, comemorou a prefeita.
A secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, também dedicou a premiação às professoras e alunos dos Laboratórios. “Muitas pessoas se dedicaram para que nossa educação pudesse dar esse passo decisivo no sentido da inovação e do conhecimento. Com apenas um ano de implementação, nossos alunos já demonstraram que as metodologias utilizadas nos LACs contribuem diretamente para a melhoria na qualidade de ensino e, em breve, chegaremos aos 50 laboratórios”, confirma a secretária.
Leia também: Homem é preso após tacar fogo em vítima e a empurrar em rio de Imbituva