O Grupo Pátria Investimentos, chamado Infraestrutura Brasil Holding XXI S.A, vai realizar a assinatura do contrato da concessão do Lote 1 dos pedágios no dia 29 de dezembro. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou à Folha que o contrato será firmado após a entrega de todos os documentos necessários e o cumprimento de todas as condições previstas em edital.
A assunção da concessionária acontecerá 30 dias após esse momento, ou seja, com previsão para janeiro de 2024, quando começará a operação e prestação dos serviços. A abertura das praças de pedágio com a cobrança de tarifas ocorrerá após a revitalização da estrutura e a vistoria da ANTT, com estimativa para o primeiro trimestre do ano.
A empresa vencedora do consórcio, conhecida com Infra S.A, será responsável por administrar os 473 km do Lote 1 de Rodovias no Paraná. Questionamos a concessionária quanto ao início das obras nas rodovias e manutenção do trecho, a qual respondeu apenas que “a Infra S.A. foi a responsável por estruturar o projeto que resultou no leilão da rodovia. Após a assinatura do contrato, a execução das obras será de responsabilidade do Grupo Pátria e a fiscalização realizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres”.
Concessionária deverá investir cerca de R$ 7,9 bilhões em obras e R$ 5,2 bilhões em manutenção – Foto: Kauana Neitzel
Ao longo do período, a concessionária deverá investir cerca de R$ 7,9 bilhões em obras e R$ 5,2 bilhões em manutenção. O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, comenta que esta é uma página virada na história, “agora, diante de um novo contrato, nós temos realmente a garantia de obras a serem executadas com data, cronograma previsto, com valor menor e com transparência. O que garante duplicação integral de Curitiba ao Porto de Paranaguá a Foz do Iguaçu. Duplicação não só na 277 como da 373 levando, também, desenvolvimento para Prudentópolis, Guamiranga, Ivaí, Imbituva”, explica.
Secretário comentou que no trevo do Mato Branco, em Imbituva, haverá a duplicação e viadutos que garantem sinalização e segurança diária. “Nós vamos ter todos os serviços com metodologia internacional de segurança viária e vamos ter um novo momento de desenvolvimento para Irati. Porque a industrialização e o desenvolvimento econômico da região dependem dessa infraestrutura rodoviária e isso nós não abríamos mão. Queríamos um modelo que garantisse exatamente isso e agora nós estamos praticamente contando os dias para que a empresa inicie as operações de recuperação e comece os projetos”, finalizou Sandro.
A expectativa da população quanto a contratação da nova empresa é para que as manutenções das rodovias sejam retomadas o quanto antes. Após as fortes chuvas que atingiram o Paraná em outubro e, agora, em novembro as situações das rodovias ficaram ainda mais delicadas, com diversos buracos e deslizamentos.
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) apontou, durante sessão na Assembléia Legislativa do Paraná, a situação crítica das rodovias que cortam o Paraná, notadamente as rodovias federais. Ele observou que o tráfego aumentou muito, não há sinalização e nem fiscalização suficiente, e que isso tem provocado muitos acidentes. “As estradas do Paraná estão um caos. Não há mais controle”, denunciou o deputado na tribuna.
Na avaliação de Romanelli, a tendência é de que os problemas se agravem ainda mais em razão do adiamento dos leilões do novo pedágio. Após a concessão dos lotes 1 e 2, os demais processos só devem ocorrer a partir de setembro ou outubro de 2024, de acordo com informação divulgada pela ANTT.
Mas os trabalhos pele Grupo Pátria vêm avançando, a empresa já está realizando o recolhimento de currículos para algumas vagas através da Agência do Trabalhador de Prudentópolis. Para a função de líder de equipe, o maior salário ofertado, a remuneração é de R$ 2,220.35; agente de trafego III (motorista de guincho pesado) o valor do salário é de R$ 2,143.00; agente de trafego I com salário de R$ 1,651.82; tratorista é contratado recebendo R$ 1,734.61; operador de equipamento I(moto serra/moto poda) com remuneração de R$ 1,647.22 e operador de conserva I (serviços gerias de limpeza e conservação de vias, exigindo ensino fundamenta) com salário de R$ 1,431.53.
Estão previstos 344 km de duplicações, 210 km de faixas adicionais (terceiras faixas), 27 km de ciclovias e 41 km em vias marginais, além de 11 passarelas, 86 viadutos e 60 paradas de ônibus. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) informou que a concessionária contratada deverá arcar com, aproximadamente, R$ 5,2 bilhões em custos operacionais no período da concessão.
De acordo com o Governo do Paraná, as obras estão divididas da seguinte forma: duplicação da BR-277 entre São Luiz do Purunã e o Trevo do Relógio, em Prudentópolis; duplicação da BR-373 entre Ponta Grossa e o Trevo do Relógio; duplicação da Rodovia do Xisto entre Araucária e a Lapa; duplicação da PR-423 entre Araucária e Campo Largo; duplicação do Contorno Norte de Curitiba; faixas adicionais na BR-277, entre Curitiba e o entroncamento da BR-277 com a BR-376; faixas adicionais e vias marginais no Contorno Sul de Curitiba.