Ponta Grossa

Prefeitura de PG pretende utilizar áreas verdes para programas de habitação

Foto: Divulgação
Por questões sanitárias e de segurança, devido falta de manutenção de alguns lotes, foi consultadas as secretarias e será encaminhado o projeto de Lei à Câmara

A Prefeitura de Ponta Grossa tem estudado a implantação de programas habitacionais em Áreas Verdes e Áreas institucionais do município. Com isso, não será necessário adquirir novos terrenos e poderão ser utilizado os locais de vazios urbanos para as moradias.

De acordo com a Superintendência de Habitação, o Município de Ponta Grossa é proprietário de diversos imóveis que foram destinados por incorporadores no ato de aprovação de seus empreendimentos.

As Áreas Verdes e Áreas institucionais são obrigatórias por lei, porém sua utilização nem sempre foi para o fim designado. Algumas áreas verdes se descaracterizaram (sem implantação de praças ou plantio de vegetação nativa arbustiva) e algumas áreas institucionais não foram utilizadas até o presente momento ou não comportam equipamentos públicos, devido a sua metragem e formato.

Considerando estes fatores, ao invés de o Município adquirir áreas para implantação de programas habitacionais, estes vazios urbanos poderão ser otimizados, destinando estas áreas a possíveis programas habitacionais do município e/ou programas do governo federal por exemplo, como o programa Minha Casa Minha Vida.

Por questões sanitárias e de segurança, devida a falta de manutenção de alguns lotes levantados pela Superintendência, esta consultou todas as secretarias para se manifestarem a respeito do pedido e, posteriormente deve encaminhar o projeto de Lei a câmara dos vereadores para análise e aprovação da desafetação da área, transformando o imóvel de bem público para uso comum.

Vale ressaltar que até a aprovação do Plano Diretor em 2022 as incorporadoras não eram obrigadas a executar infraestrutura de lazer em Áreas Verdes. O Plano Diretor em vigência exige que as áreas livres (verdes) devem ser doadas ao município já com a implantação de estrutura básica de lazer e calçadas quando limítrofes às vias públicas, inibindo assim ocupações irregulares e lançamento de lixo e entulhos.

Com informações assessoria PMPG


Kauana Neitzel

Kauana Neitzel

Kauana Neitzel é jornalista formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Atua na área desde 2020. Possui experiência com redação em portais de notícia; trabalhou em rádio; participou de projetos do Governo do Paraná na área da fotografia e redação; estagiou na UTFPR, no departamento DIREC; trabalhou como chefe de redação em jornal impresso e site na região Centro-Sul do Paraná; atualmente, exerce o cargo de editora chefe no portal Boca no Trombone.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone