Ponta Grossa

Prefeitura se reúne com Sanepar e cobra soluções urgentes para crise hídrica em PG

WhatsApp Image 2025-02-19 at 172427 1 Boca no Trombone WhatsApp Image 2025-02-19 at 172427 1
José Amilton
Município pede prazo menor para solução de problemas em abastecimento de água na cidade.

A Prefeitura de Ponta Grossa se reúniu com diretores da Sanepar para discutir sobre a crise de abastecimento de água que ocorre no município nas últimas semanas. A reunião ocorreu na sede do Excecutivo, na tarde desta quarta-feira (19) e contou com a presença da Prefeita Elizabeth Schmidt e do presidente da casa legislativa Julio Küller. 

Na reunião, também esteve presente o diretor administrativo da Sanepar, Fernando Guedes e outros representantes da diretoria da companhia. Conforme discutido na reunião, o consumo de água em Ponta Grossa cresceu em 25% por conta da temperatura elevada. 

Durante a reunião, Julio Küller destacou que o prazo de 60 dias dado pela Sanepar para que o abastecimento seja melhorado não é suficiente. “Nos não temos mais o que dizer. Sentar com os moradores e dizer: ‘Olha, daqui a 60 dias nós teremos mais 150m por segundo captados e tratados… Não vão entender. 60 dias é uma eternidade. O que a gente queria é que isso fosse resolvido em 10 dias”, diz.

Leia mais: Bolsonaro recebeu U$86 mil em dinheiro vivo por venda de joias, revela Mauro Cid

A gerente da Sanepar, Simone Alvarenga de Campos, anunciou nesta semana que uma nova obra para impulsionar o abastecimento de água em Ponta Grossa deve ser concluída em abril. A obra em questão, segundo a Sanepar, vai ampliar em 15% a produção e captação de água.

A informação é de que esta obra seria entregue anteriormente em agosto, porém a Sanepar busca antecipar a entrega para, pelo menos, o início de abril. Uma Comissão Parlamentar de Inquérito também foi aberta na Câmara dos Vereadores para investigar a falta de abastecimento de água no município.

Medidas

A Sanepar irá fornecer 200 caixas de água com kits-conexões para pessoas em situação de vulnerabilidade social no município. Estas pessoas que serão contempladas com a medida já estão em uma fila de uma iniciativa firmada entre a Aministração e a Companhia para garantir caixas d’água à pessoas que não tem acesso ao item em suas residências.

As caixas de água chegarão amanhã (20) no Município, enquanto os kits-conexões serão encaminhados na sexta-feira (21).

Em conversa com a imprensa, a prefeita Elizabeth Schmidt disse que haverá uma nova conversa com os diretores da Sanepar na próxima segunda-feira (24) na Câmara dos Vereadores, para discutir possíveis soluções para o problema da crise de abastecimento. 

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Operação da PRF resulta em apreensão de 11,9 toneladas de drogas na fronteira Motorista se joga de caminhão em chamas para se salvar Previsão do tempo para quinta-feira (06/02) Alagamento na Avenida Dom Geraldo Pellanda em PG Previsão do tempo para terça-feira (28/01) Tentativa de roubo no Centro de PG Previsão de hoje (24)