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Programa ‘Jardins de Mel’ se expande para mais escolas em PG

A iniciativa envolve a instalação de colmeias de abelhas nativas, sem ferrão, nos CMEIs e Escolas Municipais mantidas pela Secretaria Municipal de Educação.

A Prefeitura de Ponta Grossa está expandindo o programa ‘Jardins de Mel’ na Rede Municipal de Ensino, já com a implementação do projeto em cinco unidades escolares. A iniciativa envolve a instalação de colmeias de abelhas nativas, sem ferrão, nos CMEIs e Escolas Municipais mantidas pela Secretaria Municipal de Educação.

Nesta semana foi a vez do CMEI Vivaldo Sasse, na Vila Romana, receber duas colmeias da espécie Mandaçaia. Outras duas unidades receberão o projeto nos próximos dias. Para tornar a experiência com as abelhas ainda mais relevante na vida dos estudantes, o CMEI realizou um evento de lançamento do programa na unidade, com apresentações artísticas dos alunos e alunas.

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As crianças se divertiram ao vestir-se, dançar e brincar como as abelhas, que agora convivem com os estudantes e ajudam a polinizar a horta do CMEI, que também é cuidada por eles mesmos. Os insetos fazem parte do cotidiano dos alunos e também passaram a mediar a aquisição de novos conhecimentos.

Para a prefeita Elizabeth Schmidt, o projeto ganha cada vez mais relevância na cidade. “Além de contribuir para o aprendizado de nossos alunos, os Jardins de Mel também estão chegando a vários locais e já temos 17 espaços como este, que estão ajudando a polinizar toda a nossa cidade. É um trabalho de grande relevância e que vai crescer muito mais, agregando conhecimento, conscientização ambiental e vai estimular a sustentabilidade”, acrescenta a prefeita.

A secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, destaca o potencial do projeto. “Cada nova unidade que implementa um novo Jardim de Mel leva para seus alunos uma nova oportunidade de construção do conhecimento pelos alunos e alunas, agregando uma visão ambientalmente correta e estimulando os cuidados com o meio ambiente”, define Simone.

Polinizando ideias

A diretora Alessandra Aparecida Gonçalves conta que o interesse pela participação surgiu durante o X Congresso de Educação, em setembro. “Começou no Congresso, quando conhecemos melhor o projeto e decidimos que precisávamos fazer parte dessa ideia. Em nosso CMEI, temos uma turma que já usa a abelha como símbolo e sentimos a necessidade de participar desse processo, para contribuir para o estudo das crianças em relação à preservação do meio ambiente, ao cuidado com as abelhas e ao bem que elas fazem para a nossa vida”, relata a diretora. Na Educação Infantil, em Ponta Grossa, os símbolos de turma são utilizados como referência para os estudos dos alunos, servindo como ponto de partida para várias descobertas.


Das assessorias

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