Destaque Ponta Grossa

Projeto “Jardins de Mel” leva conscientização ambiental para alunos de escolas em PG

A proposta é envolver as crianças no cuidado com a natureza, observação das abelhas e aprendizado sobre sustentabilidade.

Nos CMEIs e Escolas municipais de Ponta Grossa, as abelhas estão saindo das páginas dos materiais didáticos para ganhar vida nos meliponários do programa ‘Jardins de Mel’, incentivado pela Prefeitura.

A iniciativa, que está dentro do programa Sinapses Criativas, da Secretaria Municipal de Educação, consiste na instalação de colmeias de abelhas nativas brasileiras sem ferrão, que contribuem para a polinização local e também para a formação das crianças para o meio ambiente e a sustentabilidade.

Nesta semana foi a vez do CMEI Leopoldo Lopes Sobrinho, no Parque Tarobá, receber duas colmeias da espécie Mandaçaia e lançar o projeto ‘Leopoldinhas sem ferrão: preservando nossas polinizadoras’. As caixas foram instaladas com destaque para que possam fazer companhia no dia a dia dos 85 estudantes da creche e pré-escola e de seus familiares.

O projeto visa aprimorar nos alunos os conceitos de preservação ambiental, cuidados com a natureza e responsabilidade sobre as questões ecológicas. “A partir de agora, os alunos poderão observar a atividade da colmeia e saborear o seu mel, além de participar do plantio de flores e árvores e estudar sobre o tema durante as aulas, sempre conectando conhecimentos e vivências para um melhor aprendizado”, analisa a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves.

A diretora da unidade, Lucimara Stafin, conta que as abelhinhas já voavam pelo CMEI e que a ideia encontrou-se com a proposta de revitalizar o espaço. “Elas já chamavam a atenção por aqui e o jardim veio para fazer parte da revitalização do CMEI. Além disso, somou com toda a aprendizagem e a necessidade de falarmos sobre a sustentabilidade e os cuidados com a natureza”, conta Lucimara.

Com os insetos sem ferrão, inofensivos, rodeando livremente pelas escolas, as crianças aprenderão a respeitar seu espaço e a contar com as abelhas para o seu relevante trabalho na natureza, analisa a prefeita Elizabeth Schmidt.

“Percebemos que a sustentabilidade já está integrada ao pensamento de nossas escolas e está na ação de nossos professores. As crianças estão sendo sensibilizadas e, assim, iremos demonstrar aos adultos a necessidade de proteger e cuidar do meio ambiente. Junto com isso se encaixam todas as nossas ações na área, desde a indústria de reciclagem até as ações do dia e os programas como o Feira Verde, a construção do segundo lago de Olarias e a conscientização sobre a limpeza de nosso meio ambiente, especialmente em nossos arroios”, observa a prefeita.

Eliana Gonçalves Moreira, mãe da aluna Emanuele Vitória, do infantil III, disse que a família está admirada com o trabalho. “Foi um projeto espetacular que o CMEI desenvolveu junto com a Prefeitura, onde as crianças estão aprendendo cada vez mais sobre uma cultura que muitas vezes é esquecida. Nós pais não sabíamos o tanto que eles já aprenderam e passaram de conhecimento para nós. Está sendo muito bem aproveitado”, disse a mãe.

“A importância de começar com as crianças é que elas estão começando a dar seus primeiros passos na preservação ambiental. Elas vão também conscientizando os adultos no que diz respeito aos resíduos, mostrando que não se pode contaminar os rios, evitando o acúmulo de lixo nos arroios e preservando o nosso bem maior, que é a água”, considera o secretário de Meio Ambiente, André Pitela.

Leia também: Evento reúne agentes culturais em Palmeira para discutir Lei Paulo Gustavo


Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR