A Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou a Lei nº 14.704, que cria o Projeto Satélite Cultural vinculado à Secretaria Municipal de Cultura. A iniciativa tem como objetivo promover a descentralização e difusão de ações de fomento à cultura no município paranaense.
O secretário municipal de cultura, Alberto Schramm Portugal, falou sobre o objetivo do projeto. “É um programa que tem como objetivo democratizar o acesso a oficinas formativas e de alfabetização cultural no município de Ponta Grossa. Nós temos como proposta promover a integração da comunidade, oportunizando formação de elencos e protagonistas culturais nos quatro cantos da cidade”, explicou Portugal.
Sobre as vagas para articulares culturais, o secretário ressaltou que os mesmos irão conduzir oficias livres nas modalidades de dança, teatro, música e artes visuais, como explica:
Bolsas de estudo e seleção
Os integrantes do Projeto Satélite Cultural receberão bolsas de estudo. O ingresso será realizado através de testes seletivos, com provas classificatórias e eliminatórias coordenadas pela Comissão Técnica do Projeto. A Comissão será designada pela Secretaria Municipal de Cultura e o projeto será organizado em segmentos artísticos.
Os alunos bolsistas atuarão como Articuladores Culturais no Projeto Satélite Cultural e terão carga horária de estudo/atividades de, no mínimo, 12 horas semanais. Aqueles que não tiverem faltas, ou no máximo, duas faltas justificadas, receberão a bolsa de estudo integralmente. Os bolsistas terão direito a créditos do sistema de transporte coletivo urbano de Ponta Grossa para facilitar sua participação nas atividades do projeto.
Articulador Cultural
O Articulador Cultural do Projeto Satélite Cultural terá papel fundamental na promoção das ações da Secretaria Municipal de Cultura e no mapeamento e mobilização das regiões de trabalho. Será responsável por conduzir vivências culturais no segmento artístico em que atua e representará as necessidades e realidades da sociedade nesse âmbito.
Para supervisionar o projeto e os Articuladores Culturais, a Secretaria Municipal de Cultura formará uma Comissão Técnica. Os custos das atividades ficam por conta das dotações orçamentárias próprias da Secretaria, exceto o deslocamento do articulador dentro do perímetro urbano de Ponta Grossa.
Leia também: Rumo à História: Evento celebra centenário do primeiro passeio de mototurismo na América do Sul