Destaque Ponta Grossa

Projeto ‘Satélite Cultural’ é implementado em PG oferecendo formação de protagonistas

/home/bntonline/public_html/novo/wp-content/uploads/articles/30104ba3cac193175f735879b7270b55.jpg
O objetivo é descentralizar e difundir ações culturais no município, democratizando o acesso a oficinas formativas e de alfabetização cultural.

A Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou a Lei nº 14.704, que cria o Projeto Satélite Cultural vinculado à Secretaria Municipal de Cultura. A iniciativa tem como objetivo promover a descentralização e difusão de ações de fomento à cultura no município paranaense.

O secretário municipal de cultura, Alberto Schramm Portugal, falou sobre o objetivo do projeto. “É um programa que tem como objetivo democratizar o acesso a oficinas formativas e de alfabetização cultural no município de Ponta Grossa. Nós temos como proposta promover a integração da comunidade, oportunizando formação de elencos e protagonistas culturais nos quatro cantos da cidade”, explicou Portugal.

Sobre as vagas para articulares culturais, o secretário ressaltou que os mesmos irão conduzir oficias livres nas modalidades de dança, teatro, música e artes visuais, como explica:

Bolsas de estudo e seleção

Os integrantes do Projeto Satélite Cultural receberão bolsas de estudo. O ingresso será realizado através de testes seletivos, com provas classificatórias e eliminatórias coordenadas pela Comissão Técnica do Projeto. A Comissão será designada pela Secretaria Municipal de Cultura e o projeto será organizado em segmentos artísticos.

Os alunos bolsistas atuarão como Articuladores Culturais no Projeto Satélite Cultural e terão carga horária de estudo/atividades de, no mínimo, 12 horas semanais. Aqueles que não tiverem faltas, ou no máximo, duas faltas justificadas, receberão a bolsa de estudo integralmente. Os bolsistas terão direito a créditos do sistema de transporte coletivo urbano de Ponta Grossa para facilitar sua participação nas atividades do projeto.

Articulador Cultural

O Articulador Cultural do Projeto Satélite Cultural terá papel fundamental na promoção das ações da Secretaria Municipal de Cultura e no mapeamento e mobilização das regiões de trabalho. Será responsável por conduzir vivências culturais no segmento artístico em que atua e representará as necessidades e realidades da sociedade nesse âmbito.

Para supervisionar o projeto e os Articuladores Culturais, a Secretaria Municipal de Cultura formará uma Comissão Técnica. Os custos das atividades ficam por conta das dotações orçamentárias próprias da Secretaria, exceto o deslocamento do articulador dentro do perímetro urbano de Ponta Grossa.

Leia também: Rumo à História: Evento celebra centenário do primeiro passeio de mototurismo na América do Sul

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13)