O Réveillon de 2024 em Ponta Grossa, com sua tradicional queima de fogos que marca a chegada do novo ano, será realizado no Parque Lago de Olarias. A grande novidade é que o show, com duração prevista de 10 minutos, apresentará um espetáculo pirotécnico de baixo ruído sonoro, permitindo a diversão para todos, incluindo pessoas com autismo e animais de estimação.
Com um orçamento máximo estimado em R$ 49 mil, as propostas foram enviadas até o dia 26 de dezembro, e a sessão para definição dos preços aconteceu ontem (27). Conforme o edital da administração municipal, a empresa vencedora da licitação será responsável por montar toda a estrutura, realizar o espetáculo pirotécnico e desmontar tudo após o evento.
Leia também: Contribuintes podem destinar 6% do imposto de renda à instituições filantrópicas
A Prefeitura de Ponta Grossa sancionou a lei nº 14.665/2023, a qual proíbe a utilização de fogos de artifício com ruídos altos. Apesar de a legislação ter sido aprovada em junho do ano anterior, faltava um decreto que regulamentasse a sua aplicação.
Essa normativa veta “o manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de estampidos e quaisquer artefatos pirotécnicos que produzam efeito sonoro ruidoso em todo o território do Município de Ponta Grossa”.
A lei é aplicável tanto em locais fechados quanto abertos, em áreas públicas ou privadas. A Secretaria de Meio Ambiente e a Guarda Municipal têm autorização para realizar as devidas fiscalizações.