Eleições 2024

Santinhos são descartados em ruas centrais de PG

WhatsApp Image 2024-09-30 at 11.32.49
Kauana Neitzel
O "derrame de santinhos" praticado por candidato  ou com sua anuência é considerado crime eleitoral

Muito comum nas cercanias de locais de votação em dia que antecede o pleito e, na mesma proporção, no dia em que os eleitores vão às urnas, o “derrame de santinhos”. Contudo, no decorrer das últimas semanas, as ruas centrais de Ponta Grossa estão tomadas por esse modo de propaganda.

Nem sempre a culpa é do candidato ou de seus cabos eleitorais. Os transeuntes aceitam o santinho e os descartam logo a seguir nas calçadas, mesmo em vias que há cestos para o lixo.

Lei

O “derrame de santinhos” praticado por candidato  ou com sua anuência é considerado crime eleitoral (Lei 9.504/1977), passivo de multa de R$ 2 mil a R$ 8mil.

Propaganda irregular

É considerada propaganda irregular o derrame ou a anuência com o derrame de material de propaganda no local de votação ou vias próximas, ainda que na véspera da eleição. Ao desrespeitar a regra, a pessoa infratora pode ser multada e ter que responder pelo cometimento de crime eleitoral punível com detenção, de seis meses a um ano.


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR Impacto de Trump no Brasil