Ponta Grossa

Sintropas garante direitos trabalhistas e se opõe à dupla função de cobrador e motorista após demissões na VCG

Reprodução
O Sintropas-PG garantiu o pagamento das verbas rescisórias e relembrou a aprovação da desmobilização dos trocadores em assembleia

Trabalhadores do transporte coletivo da Viação Campos Gerais (VCG) foram surpreendidos pela demissão de 28 trocadores na manhã desta segunda-feira (19), gerando preocupação sobre as medidas adotadas pela empresa. A VCG alega que essa ação estava previamente comunicada aos colaboradores.

O portal BNT, em contato com o Sindicato dos Motoristas, Cobradores e Trabalhadores em Empresas de Transportes Coletivos em Veículos Rodoviários de Passageiros de Ponta Grossa e Região (Sintropas-PG), foi informado que, em 2023, o sindicato provocou o Ministério Público do Trabalho para garantir os direitos trabalhistas dos afetados por possíveis demissões, decorrentes da nova lei municipal sobre transporte coletivo. O sindicato assegurou que todas as verbas rescisórias serão pagas imediatamente no ato do desligamento dos trabalhadores.

Com a alteração da Lei Municipal 7.018, que extinguiu a obrigatoriedade dos trocadores/cobradores nos ônibus do transporte público de Ponta Grossa, a VCG propôs a desmobilização dos trocadores, sendo aprovada em assembleia realizada em dezembro de 2023, segundo o Sintropas. Confira abaixo a nota na íntegra:

“No ano de 2023, o Sintropas provocou o Ministério Público do Trabalho, onde teve audiência tripartite entre sindicato, empresa e Prefeitura para garantir todos os direitos trabalhistas dos afetados em possíveis demissões, provenientes da alteração da nova lei do transporte coletivo. O Sintropas garantiu que todas as verbas rescisórias serão pagas imediatamente no ato do desligamento dos trabalhadores, pois temia que a empresa não conseguisse arcar com o custo das demissões.

Com a alteração da Lei Municipal 7.018, a nova lei do transporte coletivo, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pela prefeita Elizabeth Silveira Schmidt, foi extinta a obrigatoriedade dos trocadores/cobradores, nos ônibus do transporte público de Ponta Grossa.

O Sintropas levou para a categoria em assembleia, realizada em dezembro de 2023, a proposta da Viação Campos Gerais (VCG) prevendo a desmobilização dos trocadores do transporte público e a pauta foi aprovada por ampla maioria dos presentes.

O Sintropas reconhece a assembleia como o órgão supremo dentro da administração sindical. Por este motivo, acata sempre as decisões emanadas da assembleia, mesmo diante de perspectivas diversas. Assim, o sindicato mantém seu compromisso inabalável em seguir fielmente as diretrizes estabelecidas em assembleia. Nesse contexto, é incumbência do sindicato lutar incessantemente para evitar que os motoristas assumam a dupla função de cobrador e motorista.”

Um trabalhador desabafa sobre o caso e comenta o atraso na realização das linhas com a implantação da bilhetagem 100% digital. “Sendo que já têm atrasos nas linhas com eles [trocadores], imaginas sem eles. A população também vai sofrer os impactos com atrasos dos ônibus, que já andam super lotados, imagina a pressão sobres os motoristas que vão estar sem os cobradores e também coitados, perdendo seus empregos”, disse.

A reportagem entrou em contato com a VCG, a qual confirmou que fez o desligamento de 28 trocadores do sistema de transporte coletivo. “Tal qual havia já informado amplamente aos colaboradores ao longo do ano de 2023, a operação do transporte coletivo deixará de contar com trocadores dentro dos ônibus, no sentido de adequação do sistema ao novo modelo de concessão do transporte coletivo anunciado pela Prefeitura, já no ano de 2022”, explicou a VCG em nota.

Relembre: VCG demite 28 trocadores e funcionários questionam medidas adotadas pela empresa

Reprodução

Lucas Portela

Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Relembre o Bosque de Luz de Ponta Grossa PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG