#VCcomaBNT

Superlotação nas UPAs e Centro de Atendimento da Criança preocupa moradores de Ponta Grossa

Diante desse cenário, a orientação é buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), especialmente nas unidades sentinela para casos de dengue

Na noite de hoje (04), diversos moradores de Ponta Grossa entraram em contato com o portal Boca no Trombone para relatar a preocupante superlotação em algumas unidades de saúde da cidade. Segundo os relatos, a UPA Santa Paula, Santana e o Centro de Atendimento da Criança estão enfrentando uma demanda muito grande, deixando pacientes à espera de atendimento e exames desde as primeiras horas da manhã.

Pacientes aguardam nos corredores e, em alguns casos, até mesmo sentados no chão devido à falta de assentos. A situação é descrita como caótica por alguns moradores que se sentem desamparados diante da demora no atendimento.

A direção da UPA Santa Paula já havia alertado sobre a sobrecarga de atendimentos na última segunda-feira (01), informando que a capacidade máxima foi ultrapassada. Com mais de 290 pacientes atendidos até às 11h40 da manhã, a unidade não teria estrutura suficiente para lidar com a demanda prevista para o restante do dia.

Diante desse cenário, a orientação é buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), especialmente nas unidades sentinela para casos de dengue, como Rômulo Pazzinato, Conrado Mansani e Cyro de Lima. A medida visa garantir assistência aos casos mais graves e evitar complicações decorrentes da alta demanda.

Em contato novamente hoje (04), a resposta foi a mesma. “Estamos com um volume de atendimento muito superior à nossa capacidade operacional. Nesta situação, priorizamos os casos mais graves e orientamos os demais pacientes (casos não graves) a procurarem as unidades sentinela para dengue.”

Leia também: UPA Santa Paula tem superlotação nesta segunda e orienta pacientes a buscarem UBS

O Centro de Atendimento da Criança, localizado em Olarias, também está sendo alvo de reclamações. Destinado ao atendimento de casos leves de crianças até 11 anos, a unidade enfrenta dificuldades para lidar com a demanda, mesmo funcionando 24 horas, todos os dias da semana.

O portal Boca no Trombone entrou em contato com a Secretaria de Saúde do município para entender quais medidas estão sendo tomadas para solucionar o problema e qual o posicionamento da Prefeitura diante das reclamações dos moradores. Até o momento não recebemos resposta.

Confira abaixo algumas imagens das superlotações nas unidades:


Lucas Portela

Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone