Estudantes interessados em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 têm até esta sexta-feira (25) para solicitar a isenção da taxa de inscrição. O pedido deve ser feito exclusivamente no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), até as 23h59.
Têm direito à isenção:
-
Estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escolas públicas;
-
Quem cursou todo o ensino médio na rede pública, ou foi bolsista integral em escola privada;
-
Pessoas inscritas no CadÚnico, pertencentes a famílias de baixa renda;
-
Participantes do programa Pé-de-Meia.
Além de facilitar o acesso ao exame, a isenção da taxa representa uma importante medida de inclusão educacional, destaca o secretário estadual da Educação do Paraná, Roni Miranda. “O Enem é mais uma oportunidade de ingresso no ensino superior para o estudante paranaense, que já conta com o Aprova Paraná Universidades. A isenção da taxa de inscrição é uma maneira de democratizar ainda mais esse acesso”, afirmou.
O Enem é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil. Desde 2004, seus resultados são utilizados em processos seletivos de universidades públicas e privadas, seja como critério único ou complementar.
Justificativa de ausência
Estudantes que conseguiram a isenção no Enem 2024, mas não compareceram aos dois dias de prova, precisam justificar a ausência para solicitar novamente o benefício em 2025. O prazo para a justificativa é o mesmo da solicitação de isenção, de 14 a 25 de abril, pelo site do Inep.
Apoio na preparação
Para apoiar os estudantes da rede pública estadual, a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) lançou recentemente a plataforma digital Enem Paraná. O recurso gratuito oferece ferramentas personalizadas de estudo, adaptadas a diferentes estilos de aprendizagem, e pode ser acessado tanto por computador quanto por celular.