A professora colaboradora do Departamento de Zootecnia (Dezoo) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Thais Pereira da Cruz, recebeu na última sexta-feira (12) o prêmio Melhor Tese PPZ 2023, do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPZ) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A tese foi escolhida considerando sua qualidade, inovação tecnológica para o setor, os benefícios para a sociedade e os artigos científicos originados da tese.
A professora Thais é egressa da graduação e pós-graduação em Zootecnia da UEPG e finalizou sua tese de doutorado na UEM com o professor Wilson Massamitu Furuya, que orienta alunos dos programas de pós-graduação de ambas as universidades.
Segundo Furuya, a tese intitulada “β-mananase ‘On-top’ of extruded diets for Nile tilapia” é uma inovação na área de aquicultura brasileira, demonstrando pioneiramente a possibilidade de aplicação e os benefícios de uma carboidrase líquida aplicada por aspersão em dieta extrusada (ração) para tilápias, em que foi demonstrado o mecanismo de ação da β-mananase na redução da viscosidade intestinal, modulação positiva da microbiota e os benefícios sobre a digestibilidade de nutrientes, saúde e função intestinal.
O professor de Zootecnia reforça, ainda, a parceria entre a UEPG e UEM, em projeto realizado com recursos de convênio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico (FAUEPG), Basf e UEPG. A pesquisa foi realizada no Laboratório de Aquicultura do Dezoo da UEPG.
De acordo com a Thais, com os resultados obtidos na tese, além da sua aplicação em escala comercial, a suplementação de β-mananase possibilita a otimização do valor nutritivo de alimentos que não competem com a alimentação humana, além de possibilitar uma aquicultura ambientalmente sustentável com menor excreção de nutrientes no ambiente aquático, contribuindo também para o cálculo da pegada de carbono para valorização nacional e internacional do pescado.
A premiação ocorreu por meio remoto via YouTube, com mais de cinco mil visualizações, 48 horas após o encerramento do evento virtual. O evento foi acompanhado por acadêmicos, professores, pesquisadores, familiares e amigos do Brasil, Nigéria e Estados Unidos.
Leia também: População de Ponta Grossa pode denunciar focos de dengue pelo WhatsApp. Saiba como