Na próxima segunda-feira, 20 de maio, o município de Tibagi será palco de um importante seminário regional com foco em mudanças climáticas e a Conferência das Nações Unidas sobre o Clima, a COP 30. O evento, que acontecerá das 14h às 16h no Horto Florestal da cidade, contará com a presença especial do biólogo e divulgador científico Átila Iamarino, reconhecido nacionalmente por sua atuação em temas ligados à ciência e saúde pública.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Leri Aparecida Ribeiro, concedeu entrevista ao BNT News nesta sexta-feira (9), destacando a importância do encontro para a cidade e para toda a região. “Esse seminário é fundamental para a troca de informações e conhecimentos. Estamos muito animados com essa oportunidade, e esperamos contar com a participação de representantes de vários municípios dos Campos Gerais”, afirmou.
Segundo Leri, a ideia de realizar o seminário em Tibagi surgiu de conversas com representantes da Itaipu Binacional, em especial com o coordenador regional da entidade, Florisvaldo. “Eles destacaram a importância ambiental, cultural e turística de Tibagi, especialmente por suas belezas naturais como o Cânion Guartelá. Isso nos colocou no centro das discussões climáticas regionais”, explicou.
A secretária também comentou sobre a urgência do tema. “As mudanças climáticas são preocupantes. Mesmo sem ser especialista, vejo o quanto as queimadas, o desmatamento e a poluição afetam o meio ambiente. A solução começa dentro de casa, com pequenas atitudes como economizar água, energia e separar corretamente o lixo”, ressaltou.
As inscrições para o seminário ainda estão abertas e podem ser realizadas por meio dos canais oficiais da Prefeitura de Tibagi nas redes sociais. O evento é gratuito e tem capacidade para receber entre 400 e 450 participantes. Embora voltado para a região dos Campos Gerais, está aberto a interessados de outras localidades.
Além de discutir os impactos e as estratégias frente às mudanças climáticas, o seminário também servirá como preparação para a COP 30, que ocorrerá em 2025 em Belém (PA). Ao final da entrevista, a secretária fez questão de reforçar o convite: “Venham para Tibagi! Conheçam nossas iniciativas como o Recicla Baji, que une sustentabilidade ambiental, social e econômica, e é reconhecido em todo o país.”
Assista ao vídeo
Leia também Consec abre vaga para representante dos Campos Gerais; nomes devem ser indicados até esta sexta