Eleições 2024

Urnas a serem auditadas no segundo turno acontem no sábado (26)

auditoria Boca no Trombone auditoria
serão escolhidos ou sorteados quatro equipamentos instalados em locais de votação de Curitiba

Neste sábado (26), às 9h, a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE) do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) promoverá a cerimônia de escolha pelas entidades fiscalizadoras e, se necessário, o sorteio das urnas eletrônicas que serão auditadas no segundo turno das Eleições 2024. A solenidade, aberta ao público, será realizada no auditório do edifício-sede, em Curitiba, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

No segundo turno, realizado em Curitiba, Londrina e Ponta Grossa, serão testados 16 equipamentos. Do total, sete passarão pelo Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas, na Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR); um, pelo Teste de Integridade com Biometria, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); e oito, pelo Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais, nos próprios locais de votação.

Para o Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas, a CAVE, em comum acordo com as entidades fiscalizadoras, conforme reunião realizada no dia 18 de outubro, dividirá os municípios em grupos, a fim de assegurar a representatividade regional das Seções Eleitorais que participarão da auditoria, conforme previsto o artigo 60 da Resolução TSE n° 23.673/2021. Dessa forma, serão escolhidos ou sorteados quatro equipamentos instalados em locais de votação de Curitiba (um com biometria na PUCPR), dois de Londrina e dois de Ponta Grossa.

Também foi aprovada, em reunião no dia 4 de setembro com as entidades fiscalizadoras, a lista de Seções Eleitorais que não poderão ser sorteadas ou escolhidas para auditoria por estarem instaladas em locais de difícil acesso (colégios adventistas, ilhas e reservas indígenas) e cujo tempo de deslocamento para a sede do Cartório Eleitoral é superior a uma hora.

Transporte

Após a cerimônia, as urnas eletrônicas escolhidas ou sorteadas para o Teste de Integridade – já instaladas nos locais de votação, prontas para serem utilizadas no dia seguinte pelas eleitoras e pelos eleitores –  serão substituídas por outras de contingência e transportadas até a sede do TRE-PR, em Curitiba, onde permanecerão sob vigilância da Polícia Federal.

Leia também Poupança Premiada Sicredi sai para Ponta Grossa

 

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13)