SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 16°C ☁️
Publicidade
Política

Vereador Leandro pede prioridade em exames de diabéticos

Foi protocolado na Câmara Municipal de Ponta Grossa, um Projeto de Lei de número 303/2022, que visa conceder aos portadores de diabetes a prioridade no atendimento em casos de exames que exijam jejum total. De acordo com o vereador Leandro Bianco, autor do projeto, pretende dar mais agilidade no atendimento aos pacientes com diabete, reconhecendo […]

Vereador Leandro pede prioridade em exames de diabéticos
Vereador Leandro pede prioridade em exames de diabéticos
Publicidade

Foi protocolado na Câmara
Municipal de Ponta Grossa, um Projeto de Lei de número 303/2022, que visa
conceder aos portadores de diabetes a prioridade no atendimento em casos de
exames que exijam jejum total. De acordo com o vereador Leandro Bianco, autor
do projeto, pretende dar mais agilidade no atendimento aos pacientes com
diabete, reconhecendo que esse público precisa de uma atenção especial. “Todos
têm constitucionalmente o direito à saúde, mas devemos destacar a
individualidade de cada um. Pacientes com diabetes têm dificuldades de produzir
insulina suficiente para lidar com a glicose no sangue e precisam realizar
avaliações médicas periódicas para ter uma vida saudável. No entanto, muitas
vezes esses pacientes têm que enfrentar longas filas até serem atendidos e
assim o tempo de jejum se torna ainda mais penoso”, afirmou o vereador.

“É uma medida simples, mas
espero que a proposição beneficie os diabéticos. Ao darmos prioridade de
atendimento nos serviços diagnósticos, reduziremos a sobrecarga desnecessária
que o jejum prolongado provoca em seu metabolismo que desequilibra ainda mais a
glicemia.”

Incidência no Brasil

O Brasil é o 5º país em
incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79
anos), segundo dados do Ministério da Saúde. O país só está atrás da China,
Índia, Estados Unidos e Paquistão, em número de casos registrados. A estimativa
da incidência da doença em 2030 chega a 21,5 milhões, sobretudo em razão da má
alimentação e do sedentarismo, que são as grandes causas do diabetes.

[RELACIONADAS]

O Projeto de Lei proposto pelo
vereador se aplica a todos os hospitais públicos e particulares, clínicas,
postos de saúde e de coleta, credenciados a rede municipal de saúde. A proposta
também impõe que estes mesmos estabelecimentos monitorem, por meio de laudo
médico, a existência desta condição patológica.

Tags
Boca no Trombone
Autoria
Boca no Trombone
O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →