Política

Vereadores aprovam veto de projeto que daria gratuidade no transporte público em dias de vestibular

449066908_982961917169761_7778097596956847506_n Boca no Trombone
Imagem: Luiz Lacerda | CMPG
Discussão do veto foi acirrada, mas como não houve maioria de votos, o projeto foi derrubado pelos vereadores. Votação aconteceu nesta segunda (24)

A Câmara de Vereadores aprovou, nesta segunda-feira (24), o veto à Lei 15.105/2024, que daria gratuidade no transporte público nos dias de vestibulares em Ponta Grossa.

De acordo com o projeto, de autoria do vereador Geraldo Stocco (PV) no ano de 2023, a proposta daria gratuidade na passagem do transporte público aos estudantes que fossem prestar os vestibulares, como o da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Universidade Tecnológica Federal (UTFPR) e o Enem. 

No entanto, após a Câmara de Vereadores aprovar a proposta, a prefeita Elizabeth vetou o projeto, alegando “inconstitucionalidade e contrariedade ao interesse público”. Com isso, o veto voltou à Câmara de Vereadores e os parlamentares discutiram a decisão. 

O vereador Izaías Salustiano (PL) questionou o veto. “Há o interesse público sim. Se não há interesse de que os estudantes, principalmente do ensino médio, possam chegar no local da prova no dia do exame, o que vai ter?! Se trata de uma situação de um serviço público essencial”. Já Paulo Balansin (União) criticou a ideia. “Eu vejo bastante vereador fazer ‘cortesia’ com ‘passagem de graça’, isso é fazer caridade com a mão dos outros, chega no fim do mês e alguém paga a conta”, rebateu.

No fim, nove vereadores votaram favoravelmente ao veto (Divo, Paulo Balansin, Jairton da Farmácia, Dr. Zeca, Júlio Kuller, Léo Farmacêutico, Maurício Silva, Missionária Adriana e Pastor Ezequiel) e nove contrários (Bianco, Celso Cieslak,, Izaías Salustinao, Dr. Erick, Daniel Milla, Felipe Chociai, Joce Canto, Josi do Coletivo, Ede Pimentel). O autor, Geraldo Stocco, não estava presente na sessão no momento. Como não houve maioria, foi mantida a decisão da prefeita e derrubado o projeto.     

Leia também: Athletico e Fluminense anunciam a demissão dos técnicos nesta segunda (24)

siga política Boca no Trombone

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13)