Ao menos três vereadores de Ponta Grossa foram citados em uma lista de dívida ativa com o IPTU na cidade: Júlio Francisco Schimanski Kuller (MDB), Izaías Salustiano (PL) e Jose Carlos Sahagoff Raad, o Dr. Zeca (União).
O nome dos parlamentares consta na edição do dia 18 de janeiro de 2024 do Diário Oficial do município. Na publicação, há o nome de todos os pontagrossenses que estariam com a dívida ativa. Entretanto, não há a divulgação do valor da dívida e nem o endereço de nenhum dos contribuintes.
Ainda de acordo com o Diário, a partir da publicação, os nomes citados deveriam quitar o montante no prazo de 15 dias. Caso contrário, a dívida seria registrada em Cartório de Protesto e cobrada através de processo judicial de Execução Fiscal.
Defesa
O portal BNT entrou em contato com os vereadores. Júlio Kuller informou que está em dia com os pagamentos e que as cobranças são referentes a um imóvel e uma empresa já vendidos por ele. O parlamentar também disse que irá regularizar a situação através de comprovantes.
Izaías Salustiano disse que está possui o parcelamento do IPTU, está em dia com os débitos e que irá consultar a informação. O vereador Dr. Zeca não respondeu ao contato.
Também estava citado o nome Erick Camargo no documento. Nós procuramos o vereador Dr. Erick (PSB) para confirmar se a dívida seria de posse dele ou de outra pessoa com nome semelhante. O parlamentar informou que está em situação regular com o IPTU e comprovou com documentos que seus registros estão em dia, sem nenhuma dívida pendente com a Prefeitura.
O portal BNT reforça que os dados estão públicos no Diário Oficial e que a lista foi assinada por Saulo Favoretto, encarregado técnico do Cadastro Único da Dívida Ativa Municipa. Além dele, também assinam o documento a Procuradoria Geral do Município.
Leia também: Congresso realiza sessão de retorno das atividades com mensagens de Lula e do STF