Ponta Grossa

Vereadores derrubam veto de lei que permite dieta para intolerantes à glúten em hospitais de PG

19-12-17_geraldo-stocco
A doença celíaca é uma doença autoimune que causa intolerância ao glúten

Em discussão única na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Ponta Grossa, nesta segunda-feira (23), cuja duração foi de apenas 31 minutos, discutiu-se o veto ao Projeto de Lei do vereador Geraldo Stocco (PV) que dispõe sobre fornecimento de dieta especial para pessoas com doença celíaca.

O projeto permitiria que os hospitais de Ponta Grossa servissem dietas especiais à estas pessoas e a entrada desses alimentos  pacientes internados. No entanto, a prefeita Elizabeth Schmidt vetou o projeto, alegando questões financeiras.

Contudo, por 13 votos, o veto foi derrubado pelos parlamentares. Com isso, a lei deverá ser sancionada e aplicada nos hospitais da cidade, tanto públicos quanto privados.

O que é celíaco?

A doença celíaca é uma doença autoimune que causa intolerância ao glúten, uma proteína presente em trigo, cevada, aveia, centeio e derivados. É caracterizada pela inflamação das células do intestino delgado, o que dificulta a absorção de nutrientes.

Leia também: Vítima fatal de 31 anos do acidente ocorrido na BR-376 é sepultada


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR