Notícias Corporativas

Mulheres com mais de 40 anos dominam mercado de skincare

Mulheres com mais de 40 anos dominam mercado de skincare
Mulheres com mais de 40 anos dominam mercado de skincare
Enquanto cresce o número de mulheres mais velhas no Brasil, o mercado consumidor de itens de beleza, cosméticos e skincare também cresce entre essa fatia da população.

O Brasil – e a mulher brasileira – está envelhecendo, isso é um fato. Mas não quer dizer que elas se deixem levar pelo estigma da idade ou o conceito de que a mulher “madura” é menos vaidosa.

De acordo com dados do último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa), 44% da população brasileira é composta por mulheres com 40 anos ou mais. 

Esse dado representa uma fatia de consumo pronta para ser explorada pelo mercado da beleza e cosméticos. “As mulheres brasileiras têm uma cultura do autocuidado, de se sentirem bonitas, se interessam por produtos de embelezamento”, aponta a Dra. Ana Carulina Moreno, dermatologista especialista em gerenciar o envelhecimento da pele.

Mais de 40 anos, mães e trabalhadoras: o perfil do mercado da skincare no Brasil

Segundo uma pesquisa recente da Kantar, as brasileiras gastam, em média, R$ 237 reais por ano com produtos de beleza e skincare. Esse relatório vem confirmar a ideia de que a vaidade entre as mulheres mais velhas está mais em alta do que nunca.

Isso porque o levantamento traçou o perfil da consumidora de cosméticos no país: justamente mulheres “maduras”, mães, que trabalham fora de casa e pertencem principalmente às classes A e B.

Ainda de acordo com o estudo, elas adquirem, em média, 11 produtos por ano, principalmente para cuidados com o corpo. Uma fatia de 17,5% compra diretamente em lojas, mas 15% das consumidoras também são presenteadas com itens de cuidados com a pele.

Como cuidar da pele madura

A Dra. Ana Carulina Moreno explica que, com o passar dos anos, a derme passa por diferentes mudanças e precisa de cuidados diferentes. “A característica da pele se altera com o envelhecimento: ela fica mais seca, mais craquelada, mais flácida; portanto precisa de produtos que supram essa necessidade.”

Segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), a perda de elastina e colágeno se intensifica após os 40 anos. Assim, além do indispensável protetor solar, se faz necessário o uso de itens específicos. “Um bom hidratante e um potente ácido renovador, para diminuir rugas finas, deixar a pele mais viçosa”, exemplifica a dermatologista.

No entanto, os produtos utilizados por mulheres com 40 anos ou mais devem ser, preferencialmente, aqueles desenvolvidos especificamente para essa faixa etária. 

Isso porque, geralmente os cremes, séruns e demais itens de beleza formulados para mulheres mais jovens focam em problemas como oleosidade, acne e afins. “Já os produtos de pele madura buscam trazer viço e brilho para essa pele, que está mais ressecada e opaca”, enfatiza a dermatologista.

Para saber mais, basta acessar:  https://www.carumoreno.com.br/


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone