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Notícias Corporativas

Governo anuncia leilões de 16 terminais portuários, com investimento bilionário

Governo anuncia leilões de 16 terminais portuários, com investimento bilionário  Governo anuncia leilões de 16 terminais portuários, com investimento bilionário
Governo anuncia leilões de 16 terminais portuários, com investimento bilionário
O governo espera leiloar dezenas de áreas em portos pelo País, atingindo investimento bilionário. Ao mesmo tempo em que se pretende integrar os países da costa sul-americana, trazendo desenvolvimento e empregos

O governo espera leiloar 35 áreas em portos pelo País, com valor total de R$ 14,5 bilhões em investimentos. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, pretende, em 2024, leiloar 16 empreendimentos portuários. Para o ano que vem, a estimativa é que 11 ativos serão levados à concessão.

O anúncio dos lotes foi feito pelo ministro nesta quarta-feira, 6, na B3, em São Paulo. Desde o início do ano, ele tem feito um roadshow junto a investidores estrangeiros e nacionais com um cardápio de concessões portuárias até 2026. O objetivo é que a primeira rodada de leilões comece em abril, com uma lista que inclui o Porto de Recife (PE), seu Estado natal.

Para este ano, a expectativa é de se alcançar a marca de R$ 10,6 bilhões em investimentos privados no setor, já excluindo o Porto de Santos, pois este foi retirado da pauta de privatização. Ainda assim, a expectativa é de se chegar a 230 portos do país, sendo 22 delegados a Estados.

Para o economista Felipe Bernardi Capistrano Diniz, o governo quer descentralizar o investimento no setor para diferentes regiões do país. Diz ele, “haverá, por exemplo, ofertas para o Amapá, no Porto de Santana – estratégico para o governo no âmbito da agenda de integração sul-americana. O projeto é fazer com que o terminal abasteça os países da costa setentrional: Guianas Francesa e Inglesa, além do Suriname.”

No ano que vem, o cardápio inclui a concessão dos canais de acesso aos portos de Paranaguá (PR) e Itajaí (SC), uma operação que é inédita no País. A concessão do acesso ao porto paranaense foi liberada pela Antaq no ano passado, e a do terminal catarinense deverá entrar em audiência pública nos próximos meses.

Nesta modalidade de concessão, a empresa que vencer o leilão será responsável pela ampliação, manutenção e exploração dos canais, o que representa investimentos de R$ 3,8 bilhões.

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