Política

Lei que obriga o fornecimento de dieta especial para celíacos em hospitais de PG é aprovada

image (6)
Imagem: CMPG
Poder Executivo deverá fornecer uma dieta especial às pessoas com doenças celíacas e permitir a entrada desses alimentos para pacientes internados

A Câmara de Vereadores de Ponta Grossa aprovou, nesta quarta-feira (31), o projeto de Lei que visa fornecer alimentação especial nos hospitais e unidades de saúde da cidade para celíacos (intolerantes a alimentos com glúten).

De acordo com o projeto 231/2024, de autoria do vereador Geraldo Stocco (PV), o Poder Executivo deverá fornecer uma dieta especial às pessoas com doenças celíacas e permitir a entrada desses alimentos para pacientes internados em hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) de Ponta Grossa.

Geraldo destaca que a medida foi proposta a partir de pedidos de pessoas com a condição (celíacos) que passaram por dificuldades extremas ao necessitar internamento em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e mesmo hospitais de Ponta Grossa. “Hoje nós temos cerca de 1% da população mundial com esse diagnóstico [intolerância ao glúten], sem falar daquelas pessoas que sofrem de tal condição e não são diagnosticadas”.

Em discussão na Câmara, os vereadores se mostraram favoráveis ao projeto. “Nós temos muitas pessoas que sofrem com doença celíaca, que restringe a alimentação. É importantíssimo que o Poder Público saiba que ela existe e que possam ser enxergadas. É algo que vai além de algo técnico e passa a ser uma questão de humanidade”, disse Dr. Erick (PV).

Já o vereador Divo (União) parabenizou a ideia. “Todos os projetos que vem para esta Casa, são anseios de alguma pessoa. Parabenizo o projeto, e realmente, quem ganha é a população”, ressaltou.

Também foi levantada a questão das crianças celíacas nas unidades de ensino de Ponta Grossa. Stocco sugeriu que houvesse um mutirão de testes nas escolas para identificar a doença, já que muitas vezes, só se descobre a intolerância depois de adulto.

Na votação, foram 14 votos favoráveis e nenhum contrário. Com isso, o projeto será votado novamente na segunda (05) e encaminhado para sanção da prefeita Elizabeth Schmidt.

Leia também: Paraná registra aumento de transplantes de órgãos no primeiro semestre de 2024


Carlos Solek

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Eventos astronômicos em setembro Propostas dos candidatos à prefeitura de PG Denúncia de violência contra mulher Curiosidades de Ponta Grossa – 201 anos Cronograma de oficinas EFAPI Como lidar com a fumaça Denúncias de ataque de cão