Após solicitação da equipe de Jornalismo do Portal Boca no Trombone (BNT), o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) esclareceu por meio de nota, a situação envolvendo o Centro de Formação de Condutores (CFC) Nacional, localizado no bairro Orfas, em Ponta Grossa.
Conforme o órgão, o CFC estava regularmente credenciado até o dia 27 de dezembro de 2024, quando foi registrada a solicitação de desvinculação da Diretora Geral, do Diretor de Ensino e dos instrutores do estabelecimento. Com a saída da Diretora Geral, foi constatado o descumprimento da Resolução nº 789/2020-CONTRAN, que estabelece a quantidade mínima de recursos humanos necessários, o que resultou no bloqueio do cadastro do CFC Nacional, impedindo-o de continuar operando.
O Detran ainda informa que um protocolo foi gerado e encaminhado para análise da Controladoria de Inspeção e Auditagem (COIA). Alé disso, o Detran orienta os candidatos que contratavam os serviços do CFC a procurar os órgãos comptentes, como a 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa, Procon e justiça comum para requisitar seus direitos quanto aos valores pagos e serviços não prestados.
Ademais, o órgão informa que para dar continuidade aos processos de habilitação, os candidatos podem transferir suas pendências para outro Centro de Formação de Condutores, com aproveitamento das disciplinas teóricas e aulas práticas já realizadas. Para isso, é necessário solicitar a desvinculação do CFC Nacional diretamente na CIRETRAN.
Relembre a situação: Alunos de autoescola de PG alegam golpe; proprietário tranca funcionária no estabelecimento.