Paraná

BNDES aprova financiamento de R$ 6,4 bilhões para a concessionária EPR Litoral Pioneiro

WhatsApp-Image-2025-01-29-at-115447 Boca no Trombone WhatsApp-Image-2025-01-29-at-115447
Foto: Francisco Messias / BNDES
As obras de todo o Lote 2 vão impactar mais de 4 milhões de paranaenses e melhorar a estrutura de vários municípios, entre eles Ponta Grossa e cidades da região dos Campos Gerais

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou apoio de R$ 6,4 bilhões à concessionária EPR Litoral Pioneiro, responsável por administrar 605 quilômetros de rodovias que conectam o Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro do Estado do Paraná. São R$ 829 milhões em financiamento direto e R$ 5,55 bilhões em emissão de debêntures. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (29), em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O investimento faz parte do Novo PAC. Esse é o primeiro projeto do BNDES de estruturação de capital das Rodovias Integradas do Paraná, que prevê a concessão de seis lotes no Estado. As rodovias administradas pela EPR Litoral Pioneiro, que integram o lote 2, desempenham um importante papel para a competitividade paranaense, apoiando o crescimento do agronegócio, do turismo e de outras atividades econômicas.

Ao longo dos 30 anos de concessão, os investimentos em obras são estimados em R$ 16 bilhões, sendo R$ 10,5 bilhões em expansão e melhorias e R$ 5,5 bilhões em manutenção. O segmento administrado inclui, além das federais BR-153, BR-277 e BR-369, diversos trechos de rodovias estaduais e atende 27 cidades paranaenses, incluindo Curitiba. As principais intervenções previstas são a duplicação de mais de 350 km, 138 km de faixas adicionais e 73 km de vias marginais. A tarifa de pedágio média é 31% inferior em relação à praticada nas concessões anteriores.

A malha concedida conta com quatro praças de pedágio em operação e outras duas em implantação. O trecho operado pela concessionária é um importante corredor logístico do Paraná, conectando a Região Metropolitana de Curitiba ao litoral e ao Porto de Paranaguá, desempenhando importante papel no transporte da produção agrícola.

O contrato de concessão da EPR Litoral Pioneiro prevê um amplo pacote de melhorias na infraestrutura rodoviária, abrangendo desde a recuperação, manutenção e conservação das vias até a ampliação de capacidade e modernização de trechos estratégicos. Além disso, a concessionária oferece serviços essenciais de atendimento aos usuários, com socorro médico e mecânico 24 horas. Um dos destaques do contrato é a implementação de um sistema de operações especiais no Porto de Paranaguá, que inclui a remodelação de pistas e conexões com o entorno para garantir mais fluidez e segurança nos períodos de maior movimentação de veículos. Serão gerados 105 mil empregos diretos e indiretos ao longo da concessão, sendo 43 mil gerados durante os primeiros 5 anos.

“Com essa ação, o Governo Federal, por meio do BNDES, está viabilizando um projeto que contribui para superar gargalos em infraestrutura e mobilidade, promove a conectividade inclusiva, reduz a geração de efluentes e evita emissões de gases de efeito estufa, além de garantir uma das principais vias de escoamento da safra do Paraná”, afirmou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

O ministro da casa Civil, Rui Costa, destacou que assegurar transporte eficiente e sustentável é uma das prioridades do Novo PAC. “Esse anúncio representa a união de esforços que estamos promovendo com o Novo PAC, captando investimentos privados e garantindo apoio público a iniciativas de infraestrutura. Esse projeto permitirá a redução dos custos logísticos e o benefício direto à população que continuará pagando menos pedágio que concessões anteriores”, afirmou.

As intervenções previstas trarão melhorias significativas na trafegabilidade e segurança da Serra do Mar (BR-277). A criação de faixas adicionais e as obras de adequação do nível de serviço garantirão mais fluidez ao tráfego, reduzindo os tempos de viagem e minimizando os riscos de acidentes, além de oferecer uma experiência mais segura e eficiente para os usuários das rodovias.

“A concessão da EPR Litoral Pioneiro é estratégica para o Paraná, modernizando o corredor logístico do Porto de Paranaguá e promovendo o desenvolvimento do Litoral e das regiões de Campos Gerais e Norte Pioneiro. Essa operação é um marco que reforça nosso compromisso em entregar resultados com eficiência, segurança e responsabilidade”, finaliza José Carlos Cassaniga, diretor-presidente da EPR.

As obras de todo o Lote 2 vão impactar mais de 4 milhões de paranaenses e melhorar a estrutura dos seguintes municípios: Andirá, Antonina, Arapoti, Bandeirantes, Cambará, Carambeí, Castro, Cornélio Procópio, Curitiba, Jacarezinho, Jaguariaíva, Joaquim Távora, Matinhos, Morretes, Paranaguá, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, Quatiguá, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais, Sengés, Siqueira Campos e Wenceslau Braz.

Com AEN

Leia também: Menina de Castro precisa de ajuda para continuar tratamento do neuroblatosma nos EUA

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Previsão do tempo para terça-feira (28/01) Tentativa de roubo no Centro de PG Previsão de hoje (24) Previsão de hoje (23) Previsão de hoje (22) Motorista dorme dentro do carro no meio da avenida em cidade da região Previsão de hoje (21)