Paraná

Bombeiros do Paraná salvam jovem de 18 anos que se afogava no Litoral

guarda-vidas_0 Boca no Trombone guarda-vidas_0
Imagem: AEN
A operação contou com o empenho de 15 guarda-vidas, além de recursos como a moto aquática e aeronave do Batalhão de Operações Aéreas

Na tarde desta quinta-feira (02), o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) realizou o resgate de um jovem de 18 anos que se afogou nas proximidades do Posto de Guarda-Vidas no balneário Grajaú, em Pontal do Paraná.

A operação contou com o empenho de 15 guarda-vidas, além de recursos como a moto aquática e aeronave do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).

Ao receber o chamado, a equipe de guarda-vidas deslocou-se rapidamente ao local. Uma outra pessoa que estava em perigo conseguiu sair da água por conta própria e relatou que um jovem havia desaparecido no mar.

Em uma busca que durou 10 minutos, os bombeiros localizaram o jovem submerso. Após a retirada da vítima da água, iniciaram-se os procedimentos de reanimação, que se estenderam por 27 minutos.

As manobras restabeleceram o ritmo cardíaco do rapaz, que foi transportado por aeronave ao Hospital Regional do Litoral, onde segue em atendimento. A vítima, residente de Curitiba, estava no Litoral com familiares para celebrar a virada do ano e seu aniversário, comemorado nesta quinta-feira (02).

“Para garantir a segurança dos veranistas, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná reforça importância de respeitar a sinalização das bandeiras nas praias e procurar sempre locais próximos a Postos de Guarda-Vidas”, ressalta a capitã Tamires Silva Pereira, porta-voz do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná.

 

Bandeiras

O CBMPR também atua com uso de bandeiras que são colocadas em locais estratégicos para indicar as condições do mar para banho no dia. A bandeira, dividida em duas cores (vermelha e amarela), representa as áreas com monitoramentos de salva-vidas, demarcando os lugares mais apropriados para a população. A bandeira preta indica áreas sem postos de guarda-vidas e a bandeira duplo vermelha aponta espaços interditados devido às chuvas muito fortes, incidência de raios, entre outros fatores de risco à segurança.

Além disso, existe também a bandeira verde que significa área segura, própria para os banhistas e nadadores; a amarela, que indica atenção, área que está liberada para banho, mas que exige um maior cuidado; e a vermelha, que aponta perigo, área inapropriada para nadar, geralmente colocada na frente de lugares impróprios para a população, com buracos ou correntes de retorno.

Postos

O Litoral do Estado teve um aumento de 5% no número de postos de guarda-vidas ativos nesta temporada do Verão Maior Paraná. Alguns dos principais pontos utilizados pelos banhistas já contam com monitoramento do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná desde setembro e, desde 14 de dezembro, o efetivo integral atua na região, distribuído em 100 locais de banho, além das ações de monitoramento itinerantes.

Com informações da AEN

Leia também: Após posse, Altamir Sanson realiza primeira reunião do secretariado em Palmeira

siga a gente Boca no Trombone

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Veja como ficou o Lago de Olarias depois do Revellion Chuva de granizo em Uvaranas Chuva de granizo assusta moradores do Roxo Roiz Carro abandonado é encontrado em trincheira de PG Como estão os cachorros atingidos por carro em PG Projeto distribui kits de Natal para crianças em Ponta Grossa Maxim comemora crescimento em PG