A Câmara de Vereadores de Ponta Grossa aprovou nesta segunda-feira (08), em segunda discussão, a lei que considera o wheeling como esporte.
De acordo com o projeto 27/2024, de autoria do ex-vereador Professor Careca (PSB), o esporte – popularmente conhecido como ‘Empinada’ – será reconhecido pelo Município, bem como outras práticas que se assemelham à exibições do segmento.
A modalidade de wheeling consiste na realização de manobras e acrobacias de solo com motocicletas e bicicletas, sejam elas com duas ou quatro rodas. A técnica foi desenvolvida pelo norte-americano Doug Domokos na década de 1970, sendo rapidamente popularizada no mundo. Em 2013, foi reconhecida como competição pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).
Entretanto, a modalidade só será reconhecida para aqueles que a praticam como esporte. A lei prevê que haja locais específicos para a realização de treinos, exibições e eventos do gênero, em espaços adequados ao público e licenciados pela Federação Paranaense de Wheeling (FPW). Também é obrigatório a utilização de todos os equipamentos de segurança.
Desta forma, o ‘grau’ continua sendo considerado uma infração de trânsito em locais inadequados, como avenidas e ruas comuns, em meio ao trânsito. A proposta foi aprovada por todos os vereadores e segue para a sanção da prefeita Elizabeth Schmidt.
Leia também: Bruno Costa é exonerado do cargo de Secretário de Agricultura de PG