SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C ☁️
Publicidade
Política

Câmara Municipal aprova alteração na Saúde de Ponta Grossa; entenda

A alteração na Saúde de Ponta Grossa avançou oficialmente após a Câmara Municipal aprovar, nesta segunda-feira (1º), o projeto de lei 408/2025, enviado pelo Poder Executivo. A proposta transforma a Fundação Municipal de Saúde (FMS) em Secretaria Municipal de Saúde, promovendo uma reestruturação administrativa que, segundo a gestão, busca economia, maior eficiência e fortalecimento do […]

WhatsApp Image 2025-06-18 at 175926
Foto: CMPG
Publicidade

A alteração na Saúde de Ponta Grossa avançou oficialmente após a Câmara Municipal aprovar, nesta segunda-feira (1º), o projeto de lei 408/2025, enviado pelo Poder Executivo. A proposta transforma a Fundação Municipal de Saúde (FMS) em Secretaria Municipal de Saúde, promovendo uma reestruturação administrativa que, segundo a gestão, busca economia, maior eficiência e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. O texto foi votado em duas discussões, incluindo a convocação de uma sessão extraordinária para concluir a análise.

Na justificativa anexada ao projeto, a prefeita Elizabeth Schmidt (União) afirma que a alteração faz parte de um conjunto de mudanças planejadas para modernizar a administração pública. A principal mudança prevista passa a valer em 1º de janeiro de 2026, com a extinção da Fundação de Saúde e sua substituição pela nova Secretaria Municipal de Saúde. A medida também promove a consolidação de vagas do quadro de empregos, reorganizando carreiras e ajustando salários e gratificações dos servidores. Segundo o Executivo, essa reorganização atende demandas antigas do Sindicato dos Servidores e cria diretrizes mais claras para futuras contratações.

Confira as últimas notícias sobre Ponta Grossa (Clique aqui).

O documento enviado aos vereadores destaca que a alteração na Saúde de Ponta Grossa foi elaborada com base em três pilares: centralização e economia; governança e controle; e estudos técnicos voltados à eficiência. A mensagem reforça que a mudança não se trata apenas de uma formalidade administrativa, mas de uma estratégia de gestão pública voltada à redução de custos e à melhoria da coordenação interna. A previsão, segundo o Executivo, é que a nova estrutura facilite decisões, reduza etapas e aumente a integração entre políticas públicas.

Além disso, a Prefeitura afirma que a alteração está alinhada ao Plano Plurianual 2026–2029, que estabelece metas estratégicas para o município. Com a nova Secretaria, a gestão municipal espera ampliar a capacidade de planejamento, fortalecer o atendimento à população e criar mecanismos mais modernos de gestão do SUS no âmbito local.

Com a aprovação do projeto, a próxima etapa é a regulamentação da nova estrutura, que deve reorganizar setores internos, cargos e responsabilidades. A Prefeitura prevê que a transição entre Fundação e Secretaria seja gradual, a fim de evitar impactos no atendimento à comunidade.

Yuri Silva
Autoria
Yuri Silva
Sou formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Sou jornalista do portal BnT. Possuo aptidão em comunicação textual, verbal e afins. Possuo um apreço especial pelo jornalismo esportivo. Faço parte da equipe do BnT Esporte Clube.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →