A Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital do Governo do Estado entregou nesta segunda-feira (31), em Carambeí, a 1ª Sala Multidisciplinar (iUP 6D) do Estado, na Biblioteca Municipal, voltado a pessoas com espectro autista.
Ao lado da prefeita Elisangela Pedroso e dos vereadores Ilson Caninana, Sergio de Oliveira, Deleon Betim, Antônio Xóxa e Paulo Valenga, e da secretária municipal de Educação, Kátia Harms, o secretário Marcelo Rangel ressaltou o trabalho da Secretaria de o, no que diz respeito a inclusão. “Inovação está em todos os setores, saúde, educação, na infraestrutura, e no dia a dia das pessoas. E, quando a tecnologia, ou seja, aquilo que é novo, vem para a transformação, e para melhorar a qualidade de vida principalmente das crianças, é algo que considero abençoado”, disse o secretário.
A prefeita Elisangela Pedroso agradeceu a escolha de Carambeí para o projeto piloto, que beneficiará as pessoas de nossa cidade com espectro autista. “Hoje a nossa cidade se torna referência, a primeira no Estado com uma sala sensorial 6d. Isso nos orgulha muito, porque vamos dar mais um passo na inclusão”, afirmou.
Carambeí foi a escolhida para a primeira do Paraná a contar com um ambiente que atua como um centro de estimulação e tem o objetivo de instrumentalizar, integrar e otimizar vários tipos de terapias e tratamentos, que podem ser aplicados desde o primeiro dia de vida dos bebês.
O software permite o acionamento de vários efeitos e recursos como: refletores coloridos, piscina de bolas com luzes coloridas, simulador de chuva e vento, máquina de bolhas de sabão, além de painel sensorial e parede de escalada, que possibilitam infinitas combinações de atividades terapêuticas.
Leia também: Petrobras convocará 2.710 aprovados dos cadastros de reserva de dois concursos nacionais