A Secretaria de Saúde do Paraná (SESA) publicou, nesta terça-feira (27), um novo boletim sobre os casos de dengue no Estado. Em Ponta Grossa, em apenas uma semana, mais 26 casos foram registrados.
De acordo com o boletim, Ponta Grossa têm 54 casos confirmados de dengue no atual período epidemiológico (entre julho de 2023 e fevereiro de 2024). Entretanto, há uma semana atrás (20 de fevereiro), haviam apenas 28 registros. O aumento de casos é de 92%.
Além disso, no período indicado houve 125 prováveis infectados com dengue na cidade, além de 277 notificações e 56 casos investigados. A segunda cidade com mais casos na região é Sengés, com 17; seguida de Ivaí, com 9 registros.
Reclamação
Diversos seguidores do portal BNT vem alertando sobre a demora na identificação da doença pelos testes. Em um caso específico, uma leitora alegou que o filho dela apresentou sinais febris da doença, mas somente após o quarto dia foi dado o diagnóstico de dengue. Procurada, a Prefeitura não enviou uma resposta sobre as reclamações, nem detalhou como estão sendo feitos os testes na rede pública.
A SESA, no boletim, informou que não há óbitos em Ponta Grossa até o momento.
Prevenção