Política

Bolsonaro presta novo depoimento a PF por ser suspeito de “importunar” uma baleia jubarte

Imagem: Pedro Ladeira | Folhapress
Os investigadores acreditam que Bolsonaro teria ficado a menos de 15 metros de uma baleia jubarte com um jet-ski no litoral de SP, o que é proibido por lei

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) irá prestar um novo depoimento à Polícia Federal nesta terça-feira (27). O motivo, diferente dos outros, é sobre um caso ambiental: o ex-mandatário teria “importunado intencionalmente” uma baleia no litoral de SP.

De acordo com informações, o caso foi aberto após uma viagem de Jair Bolsonaro a uma praia de São Sebastião, em fevereiro de 2023. Em vídeos nas redes sociais do dia em questão, um homem com um jet-ski teria ficado a menos de 15 metros de uma baleia jubarte, o que é proibido por lei. Os investigadores acreditam que Bolsonaro era o homem.

Além de Bolsonaro, o ex-ministro Fabio Wajngarten também será ouvido pela PF. De acordo com a lei, “molestar de forma intencional qualquer espécie de cetáceo” é uma infração administrativa contra o meio ambiente. Sendo assim, é proibido que embarcações aproximem-se de qualquer espécie de baleia, com motor ligado, a menos de 100 metros de distância do animal.

Leia também: Queimadas em área de vegetação no Brasil cresce cerca de 250% em relação a janeiro de 2023


Carlos Solek

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone