Ponta Grossa

Casos de dengue quase dobram em Ponta Grossa em uma semana. Veja os dados

Diversos seguidores do portal BNT vem alertando sobre a demora na identificação da doença pelos testes

A Secretaria de Saúde do Paraná (SESA) publicou, nesta terça-feira (27), um novo boletim sobre os casos de dengue no Estado. Em Ponta Grossa, em apenas uma semana, mais 26 casos foram registrados.

De acordo com o boletim, Ponta Grossa têm 54 casos confirmados de dengue no atual período epidemiológico (entre julho de 2023 e fevereiro de 2024). Entretanto, há uma semana atrás (20 de fevereiro), haviam apenas 28 registros. O aumento de casos é de 92%.

Além disso, no período indicado houve 125 prováveis infectados com dengue na cidade, além de 277 notificações e 56 casos investigados. A segunda cidade com mais casos na região é Sengés, com 17; seguida de Ivaí, com 9 registros.

Reclamação

Diversos seguidores do portal BNT vem alertando sobre a demora na identificação da doença pelos testes. Em um caso específico, uma leitora alegou que o filho dela apresentou sinais febris da doença, mas somente após o quarto dia foi dado o diagnóstico de dengue. Procurada, a Prefeitura não enviou uma resposta sobre as reclamações, nem detalhou como estão sendo feitos os testes na rede pública.

A SESA, no boletim, informou que não há óbitos em Ponta Grossa até o momento.

Prevenção

Para evitar a propagação da dengue, é fundamental eliminar locais de reprodução do mosquito Aedes aegypti, como vasos de plantas, pneus velhos e recipientes vazios que possam acumular água parada.

Mantenha recipientes de água fechados, como caixas d’água, e evite deixar água parada em recipientes ao redor de casa, trocando a água regularmente. Limpe o quintal com frequência, removendo folhas e detritos que possam acumular água.

Colabore com campanhas de controle da dengue e esteja atento aos sintomas da doença, buscando assistência médica ao sinal de febre alta, dores no corpo, dor de cabeça e erupções cutâneas.

Leia também: Bolsonaro presta novo depoimento a PF por ser suspeito de “importunar” uma baleia jubarte


Carlos Solek

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Mais Lidas

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone