Destaque Ponta Grossa

Cinco colégios estaduais de PG começam 2024 com novo modelo Cívico-Militar

Em Ponta Grossa, cinco dos nove colégios consultados adotarão o modelo a partir de 1º de janeiro de 2024, integrando o programa

Através da Secretaria de Estado de Educação, o Governo do Paraná homologou o resultado da Consulta Pública sobre a expansão do ensino cívico-militar. Realizada nos dias 28, 29 e 30 de novembro, a consulta abrangeu cerca de 80 mil alunos em 127 colégios paranaenses, incluindo nove em Ponta Grossa.

O edital nº 114/2023, distribuído aos Núcleos Regionais de Educação e a ser divulgado em 8 de dezembro, estabelece a expansão do modelo cívico-militar para mais 83 colégios no estado.

Leia também: Polícia Militar age rápido e impede tragédia em passarela no centro de Ponta Grossa

Em Ponta Grossa, cinco dos nove colégios consultados adotarão o modelo a partir de 1º de janeiro de 2024, integrando o Programa Colégios Cívico-Militares do Paraná. São eles: Colégio Estadual Professor Becker e Silva, Colégio Estadual Padre Carlos Zelesny, Colégio Estadual Prof. Edison Pietrobelli, Colégio Estadual Dr. Epaminondas Novaes Ribas e Colégio Estadual Nossa Senhora da Glória.

Quatro escolas optaram por manter o método tradicional: Colégio Estadual Ana Divanir Boratto, Colégio Estadual Presidente Kennedy, Colégio Estadual Professora Linda Bacila Salamuni e Colegio Estadual Santa Maria.

A Chefe do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa, Luciana Aquiles Sleutjes, falou com o portal Boca no Trombone e afirmou que a participação da comunidade escolar para decidir a adesão ao modelo de ensino foi primordial para o processo evolutivo dos colégios.

“É com grande satisfação que compartilho os resultados positivos da recente Consulta Pública à Comunidade Escolar, realizada nos dias 28 e 29 de novembro de 2023. Neste período, as comunidades escolares tiveram a oportunidade de se manifestar sobre a adesão ao Programa Colégios Cívico-Militares do Paraná.

Fico feliz em dizer que, após uma avaliação cuidadosa, cinco das onze instituições de ensino consultadas em nossa região decidiram aderir ao programa a partir de 1.º de janeiro de 2024. Esse engajamento ativo por parte da comunidade é crucial para moldar o futuro de nossas instituições escolares.

Expresso meu agradecimento a todos os envolvidos por contribuírem para esse processo democrático e participativo. Juntos, construímos um caminho que visa fortalecer ainda mais a educação em nossa região.”

Além de Ponta Grossa, outras cidades paranaenses terão mudanças no ensino, como Apucarana, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Umuarama. Apenas Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, terá novas escolas adotando o modelo cívico-militar. O secretário de Educação, Roni Miranda Vieira, assinou o documento que formaliza as alterações.


Lucas Portela

Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone