Agora com gestão da Santa Casa de Ponta Grossa, foi reativada nesta sexta-feira (28), a clínica de hemodiálise em Castro que possui 880 metros quadrados. Prevista para voltar no ano passado depois que a antiga empresa rompeu o contrato, o local passou por reformas, novos equipamentos foram entregues e também foram aumentados o número de diálise, passando para 34 pontos. O setor de hemodiálise fica anexo ao Hospital Anna Fiorillo Menarim – Instituto Moriah.
A inauguração contou com a presença de várias autoridades, como do prefeito em exercício Neto Fadel, do prefeito de Arapoti Irani Barros, do prefeito de Piraí do Sul Henrique Carneiro, dos deputados Moacyr Fadel, Beto Preto, Artagão Júnior e Alexandre Curi, da secretária de saúde do município Maria Lidia Kravutschke, do Secretário de Saúde do Estado, César Neves, do representante da Santa Casa Juarez Antonio Carvalho, entre outros.
As obras para readequação do local por parte do município ultrapassou R$ 300 mil, onde até uma parede foi derrubada para aumentar os pontos de hemodiálise. Já o Governo do Estado entrou com R$ 2 milhões para aquisição de equipamentos. Está disponível na clínica uma sala com 20 pontos, outra sala com 10 pontos e uma sala com quatro pontos, para se necessário algum paciente precisar de isolamento. Ao todo, o local vai receber os 46 pacientes de Castro e também dos municípios vizinhos que precisam fazer a hemodiálise.
Durante o evento, a secretária de saúde do município de Castro, Maria Lidia, disse sobre o início dos atendimentos. “10 de julho os pacientes de Jaguariaíva serão atendidos, dia 11 o município de Sengés, dia 12 Piraí do Sul, dia 16 Arapoti e nos dias 17, 18 e 19 fica para Castro”. Para a reportagem do Portal BnT, a secretária conta que com a volta da hemodiálise é uma satisfação muito grande. “Quem sai mais ganhando é o paciente, porque ele fica o maior tempo na máquina o que são quatro horas por dia, três vezes por semana e ainda tem que enfrentar a distância”.
O deputado estadual Moacyr Fadel agradeceu ao governador Ratinho Junior que ajudou com a volta do setor e comentou que já era para ter inaugurado bem antes, mas que infelizmente as burocracias acontecem. Já o prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro, um dos municípios que tem pacientes que precisa da hemodiálise, explica que antes da volta dos serviços em Castro, a prefeitura realiza o transporte até Telêmaco Borba. “Isso estava acarretando principalmente nos pacientes que estavam no tratamento, um transtorno da viagem e na comodidade. Tínhamos diariamente muitas pessoas reclamando do atendimento e temos que ter essa preocupação”.
A reportagem também conversou com o diretor administrativo e financeiro da Santa Casa, Juarez Antonio Carvalho. Ele disse que inicialmente retorne para a clínica os pacientes do município e mais 25 de outras cidades da região. “Vamos iniciar o serviço com 68 pacientes e pode chegar a 81 em um primeiro momento. Havendo a necessidade de atender mais, podemos dobrar o atendimento para 162 pacientes”.
Leia também: Câmara de Castro aprova lei que institui o ‘Festival da Pesca Esportiva’ no calendário da cidade