Motoristas enviaram reclamações ao portal BNT, neste domingo (13), após frequentes acidentes serem registrados durante a madrugada na região central de Ponta Grossa. Eles apontam o semáforo intermitente como responsável pelas colisões.
Na noite deste sábado (12), uma batida foi registrada na Rua Coronel Francisco Ribas, próximo a Caixa Econômica Federal. O motorista de um VW Gol trafegava pela via e, ao cruzar a Rua Comendador Miró, se envolveu em uma colisão com um Hyundai. Ambos não tiveram ferimentos, mas foram detidos por embriaguez ao volante.
Em um vídeo, um motorista denuncia que, além deste acidente, uma outra batida também havia sido registrada há poucos metros do local, na mesma rua. Ele cobra posicionamento dos vereadores sobre o semáforo intermitente. Veja:
A lei
Em 2013, a Lei 11.502 estabeleceu que os semáforos das vias públicas do município devem funcionar com luz amarela intermitente entre 00h e 05h.
O vereador Pastor Ezequiel Bueno (DC) foi o autor da lei. Ele aponta que a criação do projeto foi para coibir os crimes que aconteciam nos semáforos durante a madrugada. No entanto, o parlamentar diz que responsabilidade do Departamento de Trânsito estabelecer quais semáforos ficarão intermitentes.
“A lei diz que o sinal amarelo é para que todos tenham que parar e, se não tiver veículo, pode avançar o sinal. No entanto, fica a cargo da equipe de Trânsito ver os locais a serem instalados os intermitentes”, aponta.
Leia também: Jovem aciona PM e denuncia homem por importunação sexual em Ponta Grossa