O atual presidente da república Luis Inácio Lula da Silva (PT) fez uma visita na tarde de ontem (21) ao povo Yanomami no estado de Roraima, onde encontrou uma situação muito delicada. Segundo os médicos que prestam serviço no local, os indígenas estão tendo diversas crises de desnutrição e de doenças como verminoses. A comitiva de Lula logo se manifestou sobre o caso e culpou Bolsonaro, afirmando que ele foi negligente nesses quatro anos de governo.
As imagens, divulgadas pelo próprio presidente, dão conta de uma calamidade pública, já que o povo está claramente desnutrido e luta para conseguir sobreviver. Com ossos aparecendo e dificuldade para caminhar, o povo indígena agora deve ser o foco da saúde do novo governo, que assumiu o cargo ainda no dia 1º, já que foi decretado emergência de saúde no local.
Partido dos Trabalhadores denunciou Bolsonaro ao PGR
O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) e a senadora Damares (Reprublicanos-DF) foram acionados junto a Procuradoria-Geral da República pela suspeita de crime de genocídio do povo Yanomami. O pedido foi protocolado pelo Partido dos Trabalhadores que afirmou que “Essa política de extermínio dos povos Yanomami e de outras comunidades indígenas, conduzida com galhardia e prazer pelo ex-presidente da República, já vinha sendo denunciada no país e no exterior”, em documento enviado a PGR.