Economia

Confira os dez carros usados mais procurados no Paraná em 2024

Renato Araújo/ABr
O levantamento apurou quais os dez veículos mais procurados por consumidores de cada Estado da Federação no primeiro bimestre

Autotech que é um dos três maiores marketplaces de carros novos e usados do país, a Mobiauto promoveu um levantamento gigantesco em sua base de dados que regionaliza a preferência do comprador de carros usados no país. O levantamento apurou quais os dez veículos mais procurados por consumidores de cada Estado da Federação no primeiro bimestre de 2024 e repetiu a pesquisa no mesmo período do ano anterior para apurar a evolução percentual.

Na interpretação do comportamento do mercado brasileiro de carros seminovos, a empresa ganha destaque. “O Brasil é um país enorme, que apresenta profundas variações de hábitos de consumo, necessidade de mobilidade e nível sócio-econômico. Quando resolvemos decupar esse levantamento em cada Estado da Federação, estamos prestando um serviço valioso para cada consumidor do país”, comenta o economista Sant Clair de Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto, responsável pela pesquisa.

Sob o ponto de vista financeiro, o levantamento exclusivo e inédito da Mobiauto redesenha o mapa de “melhores negócios” para orientação do consumidor, uma vez que é importante conhecer a performance de um carro xis em todo o país, mas você o compra e o vende, muito provavelmente, na sua cidade.

E a conclusão é simples, daí a importância de a Mobiauto ter realizado uma pesquisa tão abrangente em sua base de dados: os carros mais acessados são vendidos com maior facilidade, justamente porque a procura é maior. E ganham preços mais rapidamente.

Quais os usados mais procurados no Paraná?

Dentre os milhões de acessos que recebe em sua plataforma mensalmente, vindas de todos os Estados do país, bastou aos pesquisadores apurar a origem de cada clique durante janeiro e fevereiro de 2024 e repetir o levantamento nos mesmos meses de 2023. “É importante não só observar os mais acessados deste ano, mas sim as variações de um ano para cá, o que expressa aumento ou diminuição de interesse dos compradores”, esclarece Sant Clair.

Um detalhe importante que merece ser explicado: a variação percentual, expressa na tabela acima, não aponta diretamente o cálculo matemático entre os dois períodos. Essa variação relativiza também o crescimento no número acessos do site. No caso do Ka 2011, por exemplo, o aumento de 0,24% para 0,34%, se fosse um cálculo puro, acusaria 41,7% de aumento. Só que variação considera o aumento da audiência total do site. “Nossa base de acessos, hoje, é bem maior que um ano atrás. Por isso que a variação mostra um percentual bem maior”, explica Sant Clair.


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