O Campeonato Paulista chega ao seu clímax nesta quinta-feira (27), com Corinthians e Palmeiras disputando o título pela nona vez. O jogo decisivo está agendado para as 21h35 (horário de Brasília) e ocorrerá na Neo Química Arena, casa do Corinthians.
Na partida de ida, realizada no Allianz Parque, o Corinthians saiu vitorioso por 1 a 0, com um gol marcado por Yuri Alberto. Com essa vantagem, o Alvinegro precisa apenas de uma vitória ou um empate para assegurar o título do Paulistão. Em contrapartida, caso o Palmeiras vença por um gol de diferença, a decisão será levada para os pênaltis.
Leia mais: Polêmica em Ponta Grossa: prorrogação do contrato da Sanepar até 2048 gera revolta
Como mandante da partida, o Corinthians busca encerrar um jejum de títulos que perdura há seis anos. A última conquista do clube foi em 2019, também no Campeonato Paulista, e desde então a equipe enfrenta dificuldades nas competições em que participa.
Por outro lado, o Palmeiras está na corrida por seu primeiro tetracampeonato, um feito que colocaria Abel Ferreira e quatro jogadores – Weverton, Rocha, Mayke e Gómez – como os maiores vencedores da história do clube. Para esta final, o técnico Abel Ferreira precisará conquistar a vitória fora de casa, uma situação inusitada já que nos últimos três anos ele teve a vantagem de jogar em casa na decisão.
Em termos de precedentes históricos, o Verdão já superou o Corinthians em um confronto de pênaltis na Neo Química Arena durante a semifinal do Paulistão de 2015, após um empate em 2 a 2 no tempo regulamentar.
Corinthians
O Corinthians apresenta algumas incertezas em sua escalação titular para a final. O jogador Garro é dúvida após sentir dores no joelho durante os treinos e pode ser substituído por Talles Magno ou Ángel Romero. Além disso, André Carrillo e José Martínez também são dúvidas devido às convocações para suas seleções durante a Data FIFA.
A escalação provável é: Hugo Souza; Matheuzinho, Félix Torres, Gustavo Henrique e Angileri; Raniele, José Martínez (Ryan), André Carrillo (Alex Santana) e Rodrigo Garro (Talles Magno ou Ángel Romero); Memphis Depay e Yuri Alberto.
Palmeiras
Com vários jogadores convocados para as seleções na Data FIFA, o Palmeiras tem trabalhado para garantir a recuperação dos atletas. Maurício está em fase final de recuperação após cirurgia no ombro e pode ser uma opção para Abel Ferreira. Por outro lado, Paulinho e Gómez provavelmente não estarão disponíveis devido a lesões.
A escalação provável é: Weverton; Mayke, Murilo, Micael e Piquerez; Richard Ríos, Emi Martínez e Raphael Veiga; Estêvão, Facundo Torres e Vitor Roque.
Arbitragem
A arbitragem ficará sob responsabilidade de Matheus Delgado Candançan. Os assistentes serão Neuza Ines Back e Danilo Ricardo Simon Manis. João Vitor Gobi atuará como quarto árbitro e Fabrini Bevilaqua Costa será o quinto árbitro. O VAR será comandado por Daiane Muniz.
A partida será transmitida ao vivo por Record TV, Play Plus, R7, CazéTV/Youtube, Max, Nosso Futebol, Uol Play e Zapping.