Brasil

Deputado cria projeto para tornar obrigatório o ensino da língua Tupi nas escolas

Proposta deve iniciar a trâmitação nas comissões da Câmara dos Deputados. Deputado quer inclusão do ensino na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Um projeto que irá tramitar na Câmara dos Deputados nos próximos meses quer tornar obrigatório o ensino da língua tupi nas escolas da educação básica.

O projeto de Lei 273/2024, de autoria do deputado David Soares (União Brasil/SP) – filho do missionário RR Soares – diz que o idioma contribuiu para a unidade política de país, forneceu milhares de palavras para a língua portuguesa do Brasil e é referência da identidade cultural brasileira.

“Em poucos países da América uma língua indígena teve a difusão como o tupi”, disse o parlamentar. A proposta inclui a exigência do ensino na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

O projeto será analisado em caráter conclusivo em quatro comissões: Amazônia, Povos Originários e Tradicionais; Educação; Finanças e Tributação; além da Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Caso seja aprovado pelas quatro comissões, irá a votação no Plenário.

Com informações e imagem da Agência Câmara de Notícias

Leia também: Jovem fica ferido após cair do forro de casa em PG


Carlos Solek

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR