#VCcomaBNT Destaque

Direção da UPA Santana se manifesta após situação com repórter do portal BNT Online

Reprodução
Durante transmissão ao vivo em frente à UPA Santana, o repórter do portal BNT, Igor Rugilo, foi coagido e empurrado por um segurança.

O portal Boca no Trombone, recebeu na manhã de hoje (08) uma denúncia de demora no atendimento na UPA Santana em Ponta Grossa.

O relato e pedido de ajuda veio de Maricleia, que estava como acompanhante de sua colega de trabalho, onde esperavam por mais de três horas para receber medicação.

De acordo com o relato de Maricleia, além da demora no atendimento também havia aglomeração na UPA, com pacientes passando mal nos corredores. Além disso, ela alega ter sido coagida por funcionários após tirar uma foto do local para enviar ao marido, já que o mesmo estava preocupado com a demora. Maricleia afirma que os funcionários chegaram a gritar com ela, exigindo que a foto fosse apagada e caso contrário, ela sofreria um processo judicial.

Após essa situação, Maricleia disse que se sentiu humilhada e ofendida pela ação hostil dos funcionários em meio aos pacientes.

Confira abaixo a live da situação:

JORNALISTA COAGIDO

Sabendo da situação, o repórter Igor Rugilo foi até o local para saber mais detalhes e buscar uma posição de Maricleia sobre o atendimento. Porém durante a transmissão ao vivo da entrevista, o repórter foi abruptamente empurrado pelo segurança da UPA, mesmo mantendo distância da entrada.

Inconformado com a situação, Igor pediu para que o segurança não tocasse nele, pois só estava fazendo seu trabalho e não estava agindo de forma inadequada. “Não encoste em mim. Peça com educação”, disse o repórter.

Logo após a situação, Igor exigiu saber a identificação do segurança que tentou impedir seu trabalho, mas foi respondido de forma inesperada. “Tire essa câmera da minha cara. Lá você não entra”, disse o segurança.

Durante a transmissão, a entrevistada confirmou que presenciou o empurrão do segurança contra o repórter do portal BNT.

NOTA DA UPA

A direção da UPA Santana emitiu uma nota à equipe do portal Boca no Trombone, afirmando que o ocorrido foi apenas um mal-entendido. A integra da nota está disponível abaixo:

Em resposta ao portal Boca no Trombone, a direção da UPA informa que como forma de preservar a imagem dos demais pacientes e funcionários, é proibida a filmagem e registro de imagens dentro da unidade, sem autorização.

Tal situação, nesta tarde de sexta-feira, se deu por conta da necessidade de contenção de uma paciente em surto psiquiátrico, procedimento que seguiu o passo a passo do protocolo clínico para estes casos, mas que foi filmado por vários pacientes e acompanhantes, violando a privacidade e expondo a imagem desta paciente.

Quanto à situação envolvendo o segurança e o repórter, o profissional da unidade solicitou ao repórter para não filmar dentro da unidade e tentou orientá-lo quanto a isso.

A gestão da unidade sempre prezou pela transparência com a imprensa e nunca impediu jornalistas de realizarem seu trabalho, por isso, entende que houve um mal entendido pontual e se compromete a reforçar o treinamento aos profissionais, que sempre agiram de forma acolhedora e humanizada para com os pacientes.

Nota da redação

O portal Boca no Trombone repudia a ação do segurança da Unidade de Pronto Atendimento Santana, que claramente tentou coagir o repórter Igor Rugilo, além de empurrá-lo, na tentativa de intervir o exercício de sua função.

Sobre a nota da UPA, o portal BNT reforça que profissional estava do lado de fora da unidade, de forma que esta resposta não se aplica a realidade dos fatos.

O nosso veículo estava no local a pedido da comunidade, para expor os acontecimentos que a própria comunidade estava nos pedindo para expor. Nós respeitamos todas as pessoas, mas também exigimos o respeito recíproco.

O portal BNT novamente repudia esta ação e reafirma o compromisso com o jornalismo participativo. O nosso princípio é ouvir a população e esperamos respeito com o nosso trabalho.

Leia também: Identificado o casal de idosos que morreu em grave acidente na PR 151


Lucas Portela

Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR