Neste sábado (10), às 10h, a Diocese de Ponta Grossa celebra a Santa Missa com Rito de Tomada de Posse Canônica de Dom Bruno Elizeu Versari como seu sexto bispo. A cerimônia ocorrerá na Catedral Sant’Ana, com a presença de importantes figuras eclesiásticas. O arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, presidirá o Rito de Posse, enquanto o bispo administrador apostólico, Dom Sergio Arthur Braschi, conduzirá a Santa Missa.
Entre os convidados confirmados estão Murilo Sebastião Ramos Krieger, terceiro bispo de Ponta Grossa e atual bispo emérito de São Salvador (BA), além de outros 16 arcebispos e bispos, incluindo o abade do Mosteiro da Ressurreição, Dom André Martins. A posse também contará com a presença dos arcebispos de Londrina, Dom Geremias Steinmetz, e de Maringá, Dom Severino Clasen, e outros bispos de várias dioceses do Paraná.
Na cerimônia, Dom Bruno usará a cruz e o báculo que pertenceram a Dom Antônio Mazzarotto. A cruz será apresentada a Dom Bruno durante a entrada solene na Catedral, onde ele a beijará e abençoará a si mesmo e os fiéis com água benta. Após um momento de oração pessoal na capela do Santíssimo, Dom Sergio lhe entregará o báculo durante o ato de posse, que inclui a apresentação e leitura das letras apostólicas, e a tomada de posse da cátedra, a cadeira do bispo.
A cerimônia terá lugares reservados na Catedral para autoridades civis e militares, além de espaços específicos para ministros ordenados, convidados, familiares, e outros participantes de Campo Mourão. A entrada de profissionais de filmagem e fotografia só será permitida mediante prévia autorização do cerimoniário. Apenas fotógrafos oficiais da Diocese terão acesso próximo ao presbitério, e a circulação de terceiros será restrita.
Os pronunciamentos ao final da celebração serão feitos exclusivamente por Dom Sergio Arthur Braschi, bispo emérito; pelo representante do clero, Padre Jaime Rossa; pela presidência do Regional Sul 2 da CNBB; e pela prefeita municipal de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt.
O uso de faixas, cartazes ou banners no interior da Catedral não será permitido, podendo esses materiais ser afixados antecipadamente na parte externa do templo.
Assessorias
Leia também: Animais ameaçados de extinção retornam ao Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa