Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (18) pelo Instituto Multicultural e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ilustra o cenário de equilíbrio total na disputa pela Prefeitura de Ponta Grossa: o resultado mostra um empate técnico na corrida eleitoral no município, sendo a mais concorrida entre as grandes cidades do Estado. A coleta de dados foi realizada de 15 a 17 de setembro, com 1.063 eleitores, englobando entrevistas em todas as regiões da cidade.
Na pesquisa espontânea, onde a população não tem acesso aos nomes dos candidatos previamente, os entrevistados responderam a seguinte pergunta: “Se a eleição fosse hoje, em quem o senhor votaria?”. Neste cenário, Mabel Canto (PSDB) tem 18,6% dos votos, seguida de Marcelo Rangel (PSD) com 17,8%, Elizabeth Schmidt (União) com 15,7%, Aliel Machado (PV) com 11,2% e Dr. Magno Zanelato (Novo) 1,2%; Escolha por nenhum candidato ou voto nulo somaram 4,1% e 31,4% responderam que ainda não sabem em quem vão votar.
Já na pesquisa estimulada, em que é informado o nome dos candidatos, Mabel Canto (PSDB) aparece com 27,7%; Marcelo Rangel (PSD) com 23,6%; Elizabeth Schmidt (União) 22,3%; Aliel Machado (PV) 16,1% e Dr. Magno Zanelato (Novo) com 2,1%. Nenhum/Branco/Nulo somam 5,0% e 3,2% não sabem.
Leia mais: Saiba quem são os candidatos à vereador em Ponta Grossa nas eleições
O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada considerando modelo de amostragem aleatório simples, é de três pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. A pesquisa registrada no TSE sob o nº PR-02513/2024.