No último domingo (29), as chuvas intensas que atingiram a região colocaram em alerta a segurança da linha do trem entre a Vila Margarida e Palmeirinha, devido a um desmoronamento de terra abaixo da ferrovia. A situação levantou preocupações entre os moradores próximos a respeito da estabilidade da estrutura.
Além disso, foi relatado que um trem encontrava-se bloqueando a via da rua Visconde de Sinimbu, devido às condições críticas da ferrovia.
Relembre: Linha férrea da Palmeirinha corre risco de desabamento
De acordo com informações, o desmoronamento de terra resultou em inundações em algumas residências da vila Catarina Miró, localizada na Rua Padre Anacleto.
Em comunicado ao portal Boca no Trombone, a Rumo Logística, empresa encarregada pelos vagões e linhas férreas em Ponta Grossa, esclareceu que as chuvas intensas do último domingo provocaram a instabilidade em um ponto crucial da via férrea que passa pelo bairro de Palmeirinha. De acordo com a empresa, equipes da concessionária já estão em ação para liberar o trecho e a previsão é que a circulação seja normalizada nos próximos dias, desde que não ocorram novos episódios de chuvas fortes. Confira a nota na íntegra:
“A empresa informa que as fortes chuvas no domingo (29) causaram a instabilidade em um ponto da via férrea que passa pelo bairro de Palmeirinha, em Ponta Grossa (PR). Equipes da concessionária estão trabalhando nos locais para poder liberar o trecho, e a previsão é que a circulação seja retomada nos próximos dias caso não ocorram novas chuvas fortes. Os trens parados estão em local seguro aguardando trabalho para liberação e retomada das atividades. A empresa também está monitorando o fluxo de trens para evitar que as Passagens em Nível na cidade fiquem obstruídas. Hoje, não há PNs fechadas por conta dos trens.”