Entretenimento Ponta Grossa

Espetáculo “O Mundo Especial de Picolé” leva magia e inclusão a entidades socioassistenciais

Apresentação palhaço picolé 2 Boca no Trombone Apresentação palhaço picolé 2
#image_title
O espetáculo “O Mundo Especial de Picolé” retorna com apresentações gratuitas e inclusivas, levando arte circense a pessoas com deficiência. Com esquetes de palhaçaria, malabarismo e acrobacias, o show promove acessibilidade ao reforçar descrições para deficientes visuais e utilizar mímica e linguagem de sinais para deficientes auditivos.

Com apresentações gratuitas e voltadas especialmente para pessoas com deficiência, o espetáculo “O Mundo Especial de Picolé” retorna em fevereiro, levando arte e inclusão a diferentes entidades socioassistenciais. A iniciativa, viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura, busca democratizar o acesso à cultura e proporcionar momentos de alegria e interação.

Inspirado na arte circense, o espetáculo combina esquetes de palhaçaria com performances de malabarismo e acrobacias em monociclos. A interpretação fica por conta do artista Robert Willians Vargas Salgueiro, no papel do Palhaço Picolé, e de Geovana de Abreu Salgueiro, que dá vida à bailarina. Com um formato lúdico e acessível, a apresentação é planejada para que pessoas com diferentes tipos de deficiência possam acompanhar e se divertir.

A acessibilidade é um dos pilares do projeto. Para o público com deficiência visual, os atores reforçam as descrições e sensações ao longo da encenação. Já para pessoas com deficiência auditiva, a mímica e a linguagem de sinais ganham destaque, garantindo uma experiência mais inclusiva.

Nesta edição, o projeto – aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura – conta com patrocínio da Paccar Financial e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), além da produção executiva da ABC Projetos Culturais. O objetivo principal é levar o espetáculo a entidades que atendem pessoas com deficiência no município de Ponta Grossa e em São José dos Pinhais.

 

Uma história cheia de humor e aprendizado

A trama acompanha o atrapalhado Palhaço Picolé, que sonha em conseguir um emprego no circo e, para isso, conta com a ajuda da plateia. Ao longo do espetáculo, ele aprende diversas habilidades circenses junto com seus amigos e também ensina truques de mágica e malabarismo ao público.

Apresentação palhaço picolé 1 Boca no Trombone Apresentação palhaço picolé 1

 

Programação das apresentações:

10 de fevereiro – ADFPG (Associação dos Deficientes Físicos de Ponta Grossa).

12 de fevereiro – ONG Além da Mesa (atendendo autistas, pessoas com deficiência mental, auditiva, visual, síndrome de Down, idosos, pacientes com Parkinson, entre outros).

13 de fevereiro – São José dos Pinhais (duas apresentações em ginásio para público autista atendido por ONGs e instituições da região).

O espetáculo promete momentos de encantamento e diversão para todos os públicos, reforçando a importância da arte como ferramenta de inclusão.

Leia também: Inscrições para o Programa Bolsa Atleta 2025 estão abertas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Previsão do tempo para terça-feira (28/01) Tentativa de roubo no Centro de PG Previsão de hoje (24) Previsão de hoje (23) Previsão de hoje (22) Motorista dorme dentro do carro no meio da avenida em cidade da região Previsão de hoje (21)