O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) agendou um encontro com sua base política no Congresso Nacional para esta terça-feira (18). A reunião ocorrerá no Senado Federal, onde o ex-mandatário participará de um almoço com diversos representantes da oposição.
O evento será organizado por senadores influentes, incluindo Wellington Fagundes (PL-MT), que lidera o Bloco Vanguarda; Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição; Carlos Portinho (RJ), chefe do PL; e Eduardo Girão (CE), que representa o Novo. Além desses, outros membros da oposição também são esperados no encontro.
A situação jurídica de Bolsonaro se complica, uma vez que ele foi indiciado pela Polícia Federal (PF) em novembro sob a acusação de tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. O caso foi encaminhado à Procuradoria-Geral da República (PGR), que desde dezembro avalia a possibilidade de apresentar uma denúncia contra o ex-presidente.
Espera-se que a denúncia chegue ao Supremo Tribunal Federal (STF) até o final desta semana. Caso isso se concretize, Bolsonaro poderá ser processado na Primeira Turma da Suprema Corte, que conta com Alexandre de Moraes como relator do inquérito, e é presidida por Cristiano Zanin, além dos ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia e Luiz Fux.
A urgência na decisão é para evitar interferências no processo eleitoral de 2026, no qual Bolsonaro demonstra interesse em participar, apesar da inelegibilidade decretada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No cenário político, o ex-presidente busca estratégias para sua reabilitação eleitoral. Ele, assim como a oposição, está empenhado na promoção de um projeto de anistia para os envolvidos nos eventos do 8 de janeiro de 2023, uma medida que pode incluir sua própria proteção legal.
Além disso, Bolsonaro está focado em um projeto que visa modificar a Lei da Ficha Limpa, reduzindo o período de inelegibilidade de oito para dois anos. Ambos os projetos encontram-se atualmente na Câmara dos Deputados e ainda não possuem data definida para votação, embora haja esforços contínuos por parte da oposição para avançar nessas propostas.