O retorno às aulas é sempre de grande expectativa de pais, alunos e professores, após o período de férias os alunos retornam para as salas de aula e desfrutar o direito a educação.
Na cidade de Ponta Grossa, porém, nos primeiros dias de retorno das atividades escolares a situação não têm sido a esperada, devido à falta de transporte escolar, crianças e adolescentes estão com suas atividades escolares prejudicadas, algumas participando apenas de uma fração da carga horária de aulas e outras impedidas de se deslocar até a instituição de ensino.
É o que aponta a denúncia de pais e alunos moradores do Distrito de Itaiacoca, os quais afirmam que em algumas localidades o transporte não é disponibilizado.
Morador de outra localidade do distrito afirmou que os veículos não são suficientes para atender todos os alunos.
Funcionários de escola Eloy Avrechack da região do Cerrado Grande também relatam a ausência de alunos e a falta de transporte escolar. De acordo com o relato estudantes chegam a perder até 60% da carga horária aula do dia.
Em contato com o Portal Boca no Trombone, o Núcleo Regional de Educação (NRE) informou que o Governo do Estado destina recursos financeiros para que a Prefeitura de Ponta Grossa disponibilize o transporte escolar e que a mesma em momento algum informou qualquer dificuldade no cumprimento de suas obrigações.
“O Governo do Estado disponibiliza recursos para atender o transporte escolar a todos os estudantes de escolas e/ou colégios do campo que necessitam deste serviço. Nesta situação deve ter ocorrido uma dificuldade de atendimento a uma rota específica, mas que até o momento não nos foi reportado qualquer problema ou dificuldade de atendimento pelo município, que é quem faz a gestão do serviço, assim como não nos foi reportado pela comunidade qualquer falha no atendimento”.
Até o fechamento da reportagem a Prefeitura de Ponta Grossa não se pronunciou referente as dificuldades no transporte escolar rural.