A reputação da Sistema Sul Corretora de Seguros, em Ponta Grossa, está sendo prejudicada por um esquema fraudulento.
Um golpe envolvendo o nome da empresa já afetou várias pessoas em diferentes partes do Brasil e resultou em muitas reclamações. A corretora de seguros conseguiu identificar pelo menos 16 números falsos do WhatsApp associados a esse esquema, mas acredita-se que o problema seja ainda maior. Além disso, já foram iniciados dois processos judiciais como resposta a esses crimes.
Como funciona o golpe
Os golpistas começam anunciando falsas vagas de emprego nas redes sociais para motoristas entregadores. Para iniciar, exigem seguro e câmera de segurança, que supostamente seria instalada no veículo da própria vítima, utilizado para transportar as cargas.
Após informar a obrigatoriedade disso, os criminosos redirecionam as vítimas para os números de Whatsapp falsos em nome da seguradora de Ponta Grossa, onde são cobrados valores que vão de R$660 a R$960 via Pix para a instalação da câmera. Os criminosos também alegam que o valor “investido” terá reembolso no primeiro pagamento após o início do trabalho.
O golpe veio à tona quando a empresa verdadeira recebeu uma mensagem suspeita de um número do WhatsApp, alegando ter feito um pagamento via PIX. Essa situação gerou suspeitas porque a empresa não recebe pagamentos dos clientes dessa maneira.
Ao solicitar mais informações, descobriu-se que o contato fornecido pela pessoa responsável pela mensagem era falso e foi criado especificamente para esse golpe. Além disso, foi identificado que o endereço de e-mail “[email protected]” estava sendo utilizado como chave PIX nesse esquema fraudulento.
A diretoria da empresa informou que já tomou medidas para alertar o público sobre esse golpe, incluindo publicações em seu site e nas redes sociais. Ouça abaixo:
Alertas
A empresa pediu ajuda ao portal Boca no Trombone para alertar a população sobre o golpe .“Não solicitamos pagamentos via PIX e não utilizamos o e-mail [email protected] para transações. Esses canais não pertencem à nossa empresa”.
O delegado titular do 2º Distrito Policial de Ponta Grossa, Derick Moura Jorge falou sobre o caso. Confira abaixo:
Leia também: Bebê nasce dentro de ambulância do SAMU em bairro de Ponta Grossa