Brasil Destaque

Governo envia projeto de lei com mudanças na grade curricular do “Novo Ensino Médio”

A proposta do governo é voltar a ter carga horária de 2,4 mil horas anuais com todas as disciplinas na grade obrigatória e reduzir cursos paralelos

O Ministério da Educação enviou para o Congresso Nacional nesta quarta-feira (24), um projeto de Lei que visa modificar o modelo do Novo Ensino Médio, implantado desde 2017 no país.

O Novo Ensino Médio, implantado no governo Michel Temer (MDB), que diminuiu a carga horária obrigatória e ampliou a chamada carga de “itinerário formativo”, com cursos voltados à formação profissional do aluno, era criticado por diversas entidades e escolas, devido a dificuldade das escolas em cumprirem a lei.

A proposta do governo é voltar a ter carga horária de 2,4 mil horas anuais com todas as disciplinas na grade obrigatória (língua portuguesa e literatura; línguas estrangeiras, com obrigatoriedade da oferta de inglês e espanhol; artes; educação física; matemática; história, geografia, sociologia e filosofia; e física, química e biologia). As escolas ainda poderão oferecer os itinerários formativos, mas cada um terá que abranger pelo menos três áreas de conhecimento em vez de uma só, em menor carga horária.

O texto agora deve ser analisado e votado pela Câmara e do Senado, para ir a sanção do presidente Lula. Contudo, a votação só deve se concluir em 2024, o que manterá o modelo atual no próximo ano em vigor.

Leia também: Com 7 novas ambuâncias, renovação de frota do SIATE fortalece atendimento de emergência na região


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR